Cais Jaguaribe realiza ação nesta terça-feira pelo Dia Mundial do Diabetes

Por Thibério Rodrigues - em 1310

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta terça-feira (14), a partir das 7h, no ambulatório de diabetes no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Jaguaribe, uma ação educativa em alusão ao Dia Mundial do Diabetes. O objetivo é conscientizar os pacientes sobre os cuidados necessários para manter uma vida saudável.

A programação conta com palestras educativas na sala de espera dos pacientes sobre prevenção em saúde, alimentação saudável e prática de exercícios físicos. As palestras serão ministradas pela médica endocrinologista Maria da Luz Goresten e a nutricionista Ilma Gadelha.

“Queremos levar a informação ao usuário da rede municipal de saúde de João Pessoa sobre como ele pode ter qualidade de vida mesmo sendo diabético. Para isso, é fundamental incorporar hábitos saudáveis ao dia a dia”, afirmou Irismar Braga, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Cais Jaguaribe.

Dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) revelam que no Brasil existem, atualmente, mais de 13 milhões de diabéticos. E para alertar a sociedade sobre o perigo dessa doença foi escolhido o 14 de novembro como o Dia Mundial do Diabetes.

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas mais comuns do diabetes são: vontade de urinar diversas vezes ao dia, fome frequente, sede constante e/ou perda de peso sem explicação. Ainda podem ocorrer fraquezas, mudanças de humor, náuseas e vômitos.

Serviços – Caso sinta alguns desses sintomas ou tenha casos de diabetes na família, o usuário pode procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de casa. O diagnóstico é dado pelo médico, por meio de exames. Se a doença for confirmada, o usuário passa a ser acompanhado e avaliado por toda a equipe da USF e recebe medicamentos. Caso seja necessário, o paciente é encaminhado para serviços especializados da rede.

Ambulatório do pé diabético – Quando a doença acomete os pés do paciente – o aparecimento de dor, tumor plantar ou febre são algumas características de que o membro está infectado – é chamado de pé diabético. Para garantir o atendimento a essas pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dispõe de um ambulatório do pé diabético, que é referência no cuidado das lesões nos membros inferiores dos pacientes.

Para ser atendido no ambulatório, o usuário deve antes procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência para avaliação e encaminhamento. É necessário estar portando documento de identidade, CPF, comprovante de residência e o Cartão SUS. O serviço funciona no Cais de Jaguaribe, que está localizado na Rua Alberto de Brito, s/n. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h.