Programa de Aquisição de Alimentos alcança meta anual com ações da PMJP

Por Fátima Sousa - em 1551

Trezentos e setenta produtores beneficiados, 596 toneladas de produtos hortifrutigranjeiros comprados diretamente e 4.870 famílias que tiveram comida na mesa. Esses números refletem a atuação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

No exercício 2016/2017, o governo municipal executou 100% do planejado para o programa. Por ter atingido a meta, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) realocou recursos na ordem de R$ 690 mil para o novo plano operacional que será colocado em prática no biênio 2017/2018.

Além de João Pessoa, os agricultores familiares beneficiados são dos municípios de Alhandra, Pitimbu e Pedras de Fogo. A compra e doação do PAA totalizaram 30.700 pessoas em situação de vulnerabilidade beneficiadas.

O PAA é um programa federal e na gestão municipal é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) através da Diretoria de Economia Solidária Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan). São cerca de 73 entidades assistidas beneficiadas com a execução do programa.

“Os produtos adquiridos na linha de hortifrutigranjeiros são comprados dos pequenos agricultores e doados ao Banco de Alimentos da PMJP, que repassa às cinco Cozinhas Comunitárias e aos Centros de Referência da Assistência Social, além das entidades socioassistenciais cadastradas e inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social”, explicou o coordenador do PAA na Capital, Joaquim Pinto.

Em 2017, foram investidos no programa recursos na ordem de R$ 1,6 milhões. Segundo o coordenado, esses recursos correspondem a 596 toneladas de alimentos adquiridos, a exemplo de macaxeira, inhame, batata doce, feijão verde, banana, entre outros.

Pelo desenvolvimento do programa, a perspectiva é a permanência do número de agricultores e famílias assistidas no próximo exercício. A proposta será encaminhada em janeiro de 2018.