Profissionais da SMS participam nesta terça-feira de audiência pública sobre violência obstétrica

Por Thibério Rodrigues - em 717

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participa nesta terça-feira (28), às 14h, de uma audiência pública sobre violência obstétrica promovida pela Defensoria Pública do Estado da Paraíba, Defensoria Pública da União, Ministério Público Federal e Ministério Público da Paraíba (MP). A audiência vai acontecer no auditório do MP, localizado na Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro.

O objetivo do encontro é apresentar ações, estudos e discussões acerca do combate à violência obstétrica – enquanto violência de gênero e discriminação contra a mulher – e a garantia de uma assistência obstétrica humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério.

A secretária adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros, ressaltou que a rede municipal tem acompanhado e valorizado este debate com a finalidade de contribuir e dar resolutividade às diversas demandas relacionadas ao tema. “É uma questão que preocupa a gestão municipal e, por isso, buscamos sempre dialogar com os profissionais de saúde no sentido de oferecer um atendimento humanizado às mulheres”, afirmou.

Entre o público-alvo também estão os Conselhos de Medicina e Enfermagem, as Associações de Medicina e Enfermagem Obstétrica, os dirigentes de maternidades, a comunidade acadêmica, as organizações não-governamentais voltadas para garantia dos direitos das mulheres e toda a sociedade civil.

Atendimento humanizado – A Rede Municipal de Saúde desenvolve diversas ações voltadas para o público feminino nos momentos da gestação, parto e puerpério, a exemplo de assistência ao pré-natal nas Unidades de Saúde da Família (USF). Além disso, no Instituto Cândida Vargas (ICV) há a presença das doulas, incentivo ao parto natural, redução do número de cesáreas desnecessárias, enfrentamento da violência contra a mulher, planejamento familiar, entre outras ações que funcionam de forma integrada entre a Atenção Básica, Atenção Especializada e rede hospitalar.