Auto de Natal dos jovens e pessoas idosas da Sedes encanta público no Adro da Igreja São Francisco

Por Max Oliveira - em 1125

Com a participação de 150 crianças, adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou, no final da tarde desta terça-feira (13), o Auto de Natal no Adro da Igreja São Francisco, no Centro Histórico da capital.

O evento marcou o encerramento do projeto de arte cultura introduzido no Serviço esse ano, com a realização de atividades socioeducativas, utilizando a dança e o teatro com a força da expressão corporal. “Nada melhor do que um evento como esse, uma confraternização natalina, para celebrar e reconhecer o trabalho realizado pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculos, no acolhimento das crianças, jovens e idosos, destacou o secretário da Sedes, Eduardo Pedrosa.

Intitulado ‘O baile do menino Jesus’, o espetáculo foi criado por Adilson Lucena, responsável pela parte artística dos Centros de Referência a Assistência Social (Cras), e conta a história do menino Jesus de forma adaptada para a cultura nordestina. Ana Carla França, diretora da assistência social da Sedes, ressaltou o caráter pedagógico do evento. “É a culminância do projeto, onde esses jovens estão colocando em prática as habilidades artísticas desenvolvidas ao longo do ano”, disse.

Ana Beatriz da Silva, 14 anos, do bairro do Gervásio Maia, foi uma das adolescentes que participou do projeto. Pela primeira vez encenando uma peça e diante de um grande público, a jovem acredita que a experiência representa um estímulo para seguir carreira na dança futuramente. “É o que eu mais gosto de fazer. Foi muito prazeroso participar das atividades, aprendendo mais, além dessa experiência maravilhosa que foi se apresentar diante do publico”, afirmou.

SCFV – É um serviço ligado à Diretoria da Assistência Social (DAS), desenvolvido nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). É o resultado do reordenamento disposto na Resolução CIT, nº 1 de 21 de fevereiro de 2013, que unificou o Programa de Erradicação do Trabalho Infanti (PETI), Programa Projovem Adolescente e Programa de Atendimento em Grupos da Pessoa Idosa.

Trata-se de um serviço socioassistencial e socioeducativo, em que se propõe prestar apoio efetivo prestado às famílias, através do Programa de Transferência de renda e na rede de serviços para acessar os direitos básicos de cidadania.