Instituto Cândida Vargas realiza festa natalina para crianças com microcefalia

Por Rebeka Paiva e Thibério Rodrigues - em 982

S R E T . 15855.

A equipe do Instituto Cândida Vargas (ICV) realizou nesta sexta-feira (15) uma comemoração natalina para as crianças com microcefalia que nasceram na maternidade e que são acompanhadas no ambulatório da instituição. Além da festa, o evento promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), contou com orientações multiprofissionais para as mães das crianças.

“Participaram dessa confraternização todas as equipes que sempre atenderam essas crianças numa logística multidisciplinar de atenção, entre eles: neurologistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e também o Círculo do Coração”, afirmou Lisieux Pires, diretora multiprofissional do ICV.

A dona de casa, Gleice Kelly dos Santos, mãe da pequena Raíssa, de apenas dois anos, esteve presente na comemoração. Para ela, foi uma oportunidade de tirar algumas dúvidas e se esclarecer um pouco mais sobre os cuidados necessários com sua filha. “Eu gostei muito, porque além de comemorar uma data especial, poderei levar para o dia a dia muita coisa que aprendi com as palestras”, disse.

S R E T . 15855.

Gleice soube que sua filha tinha microcefalia aos oito meses de gestação e logo procurou o acompanhamento adequado para sua criança. Atualmente, a menina Raíssa é acompanhada no ambulatório do ICV e no Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência (CRMIPD).

Acompanhamento – O atendimento para as crianças com microcefalia acontecem no ambulatório do ICV todas as quintas-feiras. As crianças também são acompanhadas no Centro de Inclusão todas as quartas e sextas-feiras por uma equipe específica composta por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, neuropediatra, psicólogo, psicopedagogo, assistente social e terapeuta ocupacional, garantindo, assim, uma assistência mais ampla.