Teste rápido para ISTs pode ser feito em diversos serviços da rede municipal de saúde

Por Rebeka Paiva - em 2250

D R T . R J . 15855.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza aos usuários do SUS da Capital testes rápidos para identificar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Ao todo 131 serviços da rede municipal de saúde ofertam os testes e juntos realizam, por mês, uma média 2.000 testes em toda a rede de assistência à saúde do município.

Atualmente o município disponibiliza testes rápidos em todas as Unidades de Saúde da Família Integradas, Centros de Atenção Integral a Saúde (CAIS), serviços de referencias e nas maternidades da capital. Para ter acesso, basta que o usuário vá até um dos locais e informe que gostaria de fazer o exame. O teste é realizado através da punção da polpa digital e o resultado sai em, aproximadamente, 20 minutos.

“O teste rápido é uma ferramenta muito importante no combate e prevenção das IST, uma vez que o usuário tem acesso em tempo hábil ao diagnostico precoce, com oportunidade de tratamento, pois em seguida ao resultado, caso dê positivo ele já é encaminhado para as referências do tratamento”, ressalta a coordenadora da seção de IST/AIDS da SMS, Clarice Pires.

D R T . R J . 15855.

De acordo com Clarice, a previsão é que em 2018, 100% dos Serviços de Atenção Básica esteja com Testes Rápidos implantados. Para isso, os profissionais da Atenção Básica estão sendo capacitados para a realização do exame.

SAE/CTA – Um dos locais para realizar os testes rápidos é o Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). No centro, antes de realizar o exame, o paciente é avaliado e recebe informações sobre a importância para medidas preventivas das doenças sexualmente transmissíveis.

Caso o teste rápido dê positivo, o usuário recebe o tratamento no próprio SAE/CTA. Já as gestantes portadoras do HIV/Aids são acompanhadas no serviço de Assistência Especializada Familiar do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).

Para ter acesso aos serviços do CTA, o usuário pode ser encaminhado pelas Unidades de Saúde da Família (USF) ou por demanda espontânea, indo diretamente ao local. O CTA funciona das 7h às 16h, de segunda à sexta-feira, no prédio do Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais), em Jaguaribe.