Gerentes Saúde avaliam o trabalho realizado durante o ano nas USF

Por Thadeu Rodrigues - em 1239

Os profissionais do programa Gerente Saúde participaram nesta quinta-feira (21) de uma reunião de avaliação do trabalho desenvolvido nas Unidades de Saúde da Família (USF) durante o primeiro ano do programa. O encontro dos profissionais aconteceu na Estação das Artes e contou com a participação de gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Para a secretária adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros, o primeiro ano do programa foi muito positivo, tanto por parte da Rede Municipal de Saúde, quanto dos usuários. “Todos uniram forças e se dedicaram. Nosso objetivo é melhorar o acesso, a qualidade e humanização do serviço na atenção básica. O reflexo de que estamos melhorando está no crescimento do Índice de Satisfação do Usuário, que  aumenta a cada dia”.

Ela afirma que o momento também foi de iniciar o planejamento para o ano de 2018. “Temos muito o que avançar e vamos melhorar. Os profissionais adquiriram um conhecimento amplo da rede no decorrer do ano, resultando num acolhimento maior para oferecer ao usuário, devido às diversas capacitações pelas quais passaram neste período. Portanto, temos mais condições de fazer melhor, em 2018”, continua a gestora.

Marcia Cristiane, gerente da USF Alto do Mateus I, no Distrito Sanitário II, agradece à gestão pela oportunidade de contribuir com a atenção básica. “Estamos envolvidos coma comunidade e esperamos, com este aprendizado, atender às demandas apresentadas, já que estou em um bairro muito politizado.A partir deste contato direto com o usuário, ajudamosas equipes de saúde da família a desenvolver os trabalhos”.

Já Daniele Brunet, gerente da USF Timbó II, no Distrito Sanitário V, destaca o dinamismo e a mediação de conflitos em seu trabalho. “Nós buscamos a resolutividade pro usuário. A demanda maior é marcação de exames porque o usuário tem a preocupação em fazer logo o procedimento, e nós temos obtido mais agilidade sobre isto. Como assistente social, trabalho com este olhar sobre o outro, buscando sempre agir de maneira humanizada”.

Satisfação – Dentro do programa Gerente Saúde, os usuários das USFs participam de uma pesquisa para avaliar o serviço, após os atendimentos, criando o Índice de Satisfação dos Usuários, o que, ao longo deste ano, qualificou ainda mais os trabalhos nas USFs.

O projeto, pioneiro em todo o Estado, foi introduzido em formato piloto no mês de fevereiro nas Unidades de Saúde da Família (USF) integradas. Em abril, o prefeito Luciano Cartaxo lançou o programa em todas as USF do município, como fruto da persistência, acompanhamento e diálogo que a atual gestão imprimiu à Rede Municipal de Saúde na busca por mais resultados.