PMJP oferece práticas integrativas de saúde para população de João Pessoa

Por Fátima Sousa - em 1171

O final de ano e início de ano novo sempre é envolvido por muito estresse e ansiedades. Para ajudar no equilíbrio mental, físico e até ambiental, sobretudo no tocante ao autocuidado, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) oferece a população da cidade, a opção de práticas integrativas de saúde, terapias que podem ser vivenciadas de forma individual ou em grupo.

Esse acolhimento é feito por equipes de terapeutas em três Centros de Praticas Integrativas e Complementares (CPICS) localizados em bairros estratégicos, a exemplo do Equilíbrio do Ser, no Bancários, a unidade dos Cinco Elementos, dentro do Parque Arruda Câmara, e o Canto da Harmonia, no Valentina de Figueiredo.

Patrícia Margarete, administradora do Equilíbiro do Ser, diz que é natural neste período de festas de final de ano ser observado o aumento do nível de estresse na população. “Muitos se sentem sozinhos no final de ano, momento em que aumenta a solidão nas pessoas que moram sozinhas e, consequentemente, o nível da ansiedade aumenta”, diz ela.

Esse estado de espírito, ligado ao estresse desencadeia uma série de desconfortos no corpo, a exemplo de dores lombares, nos joelhos coluna cervical e outros pontos do corpo. “O estresse é responsável por  uma série de desequilíbrios do corpo. As práticas integrativas aliviam e ajudam muito neste autocuidado”, lembra Patrícia Margarete.

As práticas integrativas e complementares (PICs), contemplam sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também reconhecidos pela Organização Mundial de
Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar/alternativa (MT/MCA).

Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de apreensão e agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano consigo, com o meio ambiente e com a sociedade.

Outros pontos compartilhados neste campo são a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global/integral do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

Atendimento – Durante o exercício 2017, o Equilíbrio do Ser realizou uma média de 3.500 práticas coletivas e 650 terapias individuais. Para participar, basta ser morador de João Pessoa,- comprovante de residência –  ter o Cartão SUS, apresentar CPF e RG.

Para ter acesso ao serviço, o usuário pode ser encaminhado pela Unidade de Saúde da Família (USF) ou ir diretamente ao local. Lá é feita a “Escuta Acolhimento”, com o terapeuta, que é responsável pelo encaminhamento para as práticas coletivas ou individual.

O Equilíbrio do Ser funciona diariamente da segunda a quinta-feira pela manhã e na sexta-feira à tarde, no horário de 13h30 às 17h ( onde é feita a escuta acolhimento).

 – CPICS Equilíbrio do Ser, Avenida Sérgio Guerra, bairro dos Bancários. Telefone para Contato: 3214-2921.

– CPICS Cinco Elementos, localizado dentro do Parque Arruda Câmara (BICA)

– CPICS Canto da Harmonia, Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n, bairro do Valentina de Figueiredo. Telefone para contato: 3218-5873.