Cândida Vargas realiza carnaval com as mães do método Canguru

Por Rebeka Paiva - em 722

Com o objetivo de proporcionar às mães e às crianças a alegria do carnaval dentro do ambiente hospitalar, o Instituto Cândida Vargas (ICV) realiza nesta quarta-feira (7), o VIII Carnaval Mãe Canguru. A festividade acontece a partir das 16h, com o desfile do bloco Amigos do Peito, nas dependências da maternidade.

Este é o oitavo ano do carnaval, que sempre acontece nas quartas-feiras de fogo, já fazendo parte da programação de eventos que são realizados na maternidade. A equipe de psicologia da maternidade realiza um trabalho junto às mães canguru para construção dos Standards e da decoração carnavalesca.

De acordo com a diretora multiprofissional da maternidade, Lisieux Pires, o ICV Folia é uma forma de interação entre os profissionais que atuam na maternidade e as mães que estão internas. “É um momento onde as mães que estão internas, muitas em internação de longa permanência, podem aproveitar uma festividade de carnaval e aliviar as tensões que uma internação pode causar”, comenta a diretora multiprofissional do Cândida Vargas, Lisieux Pires.

Instituto – No ICV são realizados aproximadamente 700 partos ao mês, filhos de usuárias de todas as partes do Estado. Referência em maternidade na Paraíba e considerado como um dos melhores hospitais na área no Nordeste. O instituto oferece uma série de serviços às usuárias, desde o acompanhamento pré-natal de alto risco, além de trabalhar na realização de partos e diversos cuidados com a mãe e o recém-nascido. No complexo, o Banco de Leite Humano Zilda Arns ajuda crianças que necessitam de suplemento de leite materno.

Método Canguru – O método Mãe Canguru é um modelo de assistência humanizada que atende, em sua maioria, as mães de recém-nascidos prematuros e de baixo peso, voltado para a melhoria da qualidade do cuidado. O bebê fica agarrado com sua mãe, pele a pele, durante a maior parte do tempo.

No Instituto Cândida Vargas (ICV) o método foi implantado há 18 anos, sendo a primeira maternidade na Paraíba a aderir à assistência humanizada para as mães dos bebês. Em 2014, o Ministério da Saúde emitiu uma certificação atestando o Instituto como Centro de Referência Estadual para o Método Mãe Canguru.