Complexo Hospitalar de Mangabeira realiza 829 atendimentos e 32 cirurgias no Carnaval
O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) realizou 829 atendimentos durante o Carnaval – das 19h da sexta-feira (9) até as 7h desta quarta-feira (14). No período, foram realizadas 32 cirurgias de urgência e emergência. No Carnaval de 2017, foram registrados 499 atendimentos e realizadas 23 cirurgias.
A diretora-geral Fabiana Araújo explicou que os números variam conforme a demanda da população. Ela firma que a unidade hospitalar se preparou para um possível aumento de demanda no que se refere aos acidentes de trânsito. “Todos os plantões foram relativamente tranquilos. O número de cirurgias superou o do Carnaval passado em 40%, o que não representou um problema, já que tínhamos reservas de materiais para os procedimentos”, afirmou.
Do total dos 829 atendimentos, 417 foram referentes ao setor de ortopedia, considerando que a unidade é referência em cirurgias das áreas abaixo do joelho e abaixo do cotovelo. Foram feitas 203 consultas com cirurgiões, 123 na clínica médica e 25 com profissionais de buco maxilo facial.
A unidade hospitalar ainda realiza pequenas cirurgias sem internação, consultas médicas ambulatoriais, exames laboratoriais e por imagem, e tratamentos de recuperação motora por meio do Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor).
No segmento da psiquiatria, houve 61 atendimentos durante os festejos carnavalescos. O Ortotrauma disponibiliza o Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM) para as urgências psiquiátricas.