SMS capacita profissionais da Atenção Básica para melhor assistência ao idoso
Os profissionais da Atenção Básica participaram de uma capacitação para prestar melhor assistência aos idosos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A qualificação integra as ações do Programa Gerente Saúde e vai treinar as equipes de Saúde da Família para acompanhar a Caderneta da Pessoa Idosa, elaborada pelo Ministério da Saúde.
O treinamento da primeira turma de profissionais aconteceu nesta quinta-feira (22) no auditório da Secretaria de Saúde (SMS). Estão sendo capacitados profissionais de diversas categorias, incluindo: médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas, auxiliares de saúde bucal, fisioterapeutas, assistentes sociais, entre outros.
De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros, essa é a primeira vez que as equipes de saúde da família serão treinadas para utilizar adequadamente a caderneta. “Essa qualificação mostra nossa dedicação na Atenção Básica e a potencialização do Programa Gerente Saúde, a fim de oferecer uma assistência cada vez mais efetiva, rápida e humana aos usuários”, afirmou.
Nesta primeira turma, participaram aproximadamente 60 profissionais do Distrito Sanitário III, entre eles, a agente comunitária de saúde, Adília Cândido, da Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Esperança. “Essa cartilha é extremamente necessária para nós que trabalhamos diretamente com a população, pois traz informações fundamentais para o profissional e para o idoso”, comentou.
Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa – O instrumento tem a finalidade de qualificar a atenção ofertada às pessoas idosas no SUS e funciona como auxiliar no acompanhamento da saúde, sendo utilizado tanto pelas equipes de saúde quanto pelos idosos, seus familiares e cuidadores. Com a caderneta, serão registradas e acompanhadas, pelo período de cinco anos, as informações sobre dados pessoais do idoso, assim como suas condições de saúde e seus hábitos de vida.
Após a capacitação, os profissionais estarão aptos a serem agentes multiplicadores das informações em suas unidades de trabalho e também poderão orientar os usuários e seus familiares, conforme as informações contidas na caderneta.
Gerente Saúde – Implantado desde maio em toda a rede de 198 equipes, distribuídas em 98 Unidades de Saúde da Família (USF), o programa estabelece uma série de medidas para aumentar a eficiência nos postos de saúde, gerando mais qualidade nos serviços oferecidos pela rede, o que já vem sendo constatado através do Monitoramento do Índice de Satisfação dos Usuários.
Como parte do programa, a PMJP tem promovido capacitações voltadas aos profissionais da Atenção Básica. Já foram realizadas qualificações direcionadas a várias áreas de assistência, incluindo primeiros socorros, atendimento ao usuário do SUS, entre outros.