Equipes da Defesa Civil e Emlur realizam ações preventivas para evitar danos causados pelas chuvas
Equipes da Defesa Civil e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) de João Pessoa realizam ações preventivas por toda Capital, para amenizar os impactos provocados pelas chuvas que ocorrem no período.
Nesta segunda-feira (19), os trabalhos de desobstrução de canais, limpeza de galerias, da vegetação e dos córregos seguem nos bairros de Mandacaru, Padre Zé, Tito Silva, Comunidade Santa Clara e Cuia. Além da desassoriação dos rios que dividem Cabedelo e João Pessoa, em frente a mata do Amém, no Bessa; do rio próximo à Comunidade São Rafael e Padre Hildo Bandeira, para evitar inundações; e do rio que corta os bairros de Mandacaru, Jardim Mangueira e Padre Zé.
As atividades se estenderão por toda semana, incluindo, também o monitoramento de áreas consideradas de risco na cidade.
A redução das ocorrências é fruto de uma ação capitaneada pela Defesa Civil Municipal. ‘João Pessoa em Ação – Força Municipal de Prevenção de Riscos’, é uma parceria com as Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), onde são desenvolvidas ações integradas, diariamente, em vários pontos da cidade para coibir os efeitos das chuvas e evitar transtornos para a população.
De acordo com Noé Estrela, coordenador da Defesa Civil, essas ações integradas compreendem desassoreamento de rios, capinação, roçagem, são de remoção de entulhos, demolição de residências, poda de árvores, limpeza de canaletas, loneamento de barreiras, desobstrução e recuperação de galerias pluviais e assistência social.
Atendimento 24 horas – Em caso de ocorrência, a população pode acionar a Defesa Civil a qualquer hora, através do Disk Defesa Civil: 0800 285 9020.