SMS alerta para os benefícios da prática de atividade física na terceira idade

Por Rebeka Paiva - em 2002

“Antes eu não tinha qualidade de vida nenhuma, vivia com dor no braço e nas pernas, mas desde que comecei a praticar a atividade física constantemente as dores pararam, passei a respirar e me sentir muito melhor”, comenta a aposentada Clarice Maria da Silva, de 84, aluna do projeto João Pessoa Vida Saudável (JPVS) há dois anos e seis meses.

Cerca de 15% da população de João Pessoa são idosos. Para o cuidado com esse público a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dispõe de diversos serviços voltados a saúde da pessoa idosa. Mas além da prevenção, as ações e serviços de promoção através de atividades físicas são de fundamental importância, pois contribuem para um envelhecimento ativo e saudável, prevenindo diversas doenças.

Na Rede Municipal de Saúde as atividades físicas são oferecidas nas praças, através do projeto João Pessoa Vida Saudável (JPVS), nas Academias de Saúde e nos grupos de convivência, por meio das equipes de Saúde da Família. Para ter acesso aos serviços, o idoso pode procurar mais informações sobre os grupos mais próximos com o Gerente Saúde de sua Unidade de Saúde da Família (USF).

O educador físico do João Pessoa Vida Saudável, Mazureik Maciel, explica que a prática da atividade física, principalmente na terceira idade, beneficia não apenas a saúde física, mas também psicológica.

“Durante a atividade vamos trabalhar todo o corpo, melhorando o funcionamento dos órgãos, a parte cardiovascular e de articulações, tudo isso faz com que o idoso se sinta mais disposto, mais forte e mais seguro para realizar os movimentos do dia a dia, seja no trabalho ou em casa. Além de trabalhar o psicológico, pois nos grupos eles acabam fazendo amizades e criando laços que promovem a interação e integração social, o que contribui para um envelhecimento mais saudável”, conclui Mazureik.

Saúde do Idoso – A rede municipal de saúde atende aos idosos por meio das 195 equipes de Saúde da Família (ESF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e de toda a rede hospitalar.

Além do Centro de Atenção Integral a Saúde do Idoso (Caisi), um serviço que há 10 anos garante uma assistência integral à saúde da população idosa, garantindo o cumprimento do Estatuto do Idoso. Atualmente são mais de 12 mil usuários cadastrados no serviço.

Dentro das atividades realizadas pelo Programa Gerente Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), tem realizado capacitações com grupos de idosos da rede municipal, para o cuidado em saúde e prevenção de acidentes domésticos.

As palestras acontecem por território e são destinadas aos 5.200 usuários que compõem os 94 grupos de idosos da rede municipal de saúde e aos cuidadores de idosos inseridos nos territórios das Unidades de Saúde da Família (USFs).

Direito a saúde – “É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.” Art 15, Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003.