PMJP realiza palestra com psicólogo Rossandro Klinjey e discute relação entre família e escola para a formação dos alunos da Capital

Por Flávio Asevêdo - em 1418

“Aqui onde o Sol nasce primeiro, nasce também um novo processo educacional”, afirmou o psicólogo Rossandro Klinjey, durante palestra realizada por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) para professores e pais de alunos da rede municipal, destacando o projeto educacional desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que visa integrar a família à escola para promover uma cultura de paz no ambiente escolar e construir um futuro melhor para as novas gerações da Capital.

A palestra que teve como tema ‘Família e escola: uma aliança na formação do cidadão’, foi realizada no Espaço Gospel, na Avenida Rui Carneiro, e faz parte de um ciclo que a PMJP irá realizar ao longo deste ano, dividido por grupo de escolas que estejam próximas, e ministradas por profissionais de diversas áreas. O prefeito Luciano Cartaxo prestigiou a apresentação e destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido na Capital desde 2013, investindo não somente na qualidade da estrutura das escolas, mas principalmente, se preocupando em oferecer uma educação cada vez mais humanizada, na qual as famílias exercem papel fundamental.

“Enfrentamos o desafio da educação, levando para mais de 62 mil alunos, um projeto de qualidade, pensando no futuro deles desde a base, a partir dos seis meses nos nossos berçários, até chegar nas escolas em Tempo Integral, sempre integrando a família à comunidade escolar, por entendermos a importância dessa troca de saberes entre pais e professores para que as crianças tenham um desenvolvimento pleno também em sala de aula”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Em sua palestra, Rossandro Klinjey, destacou a palavra ‘respeito’ e a importância que ela deve ter dentro do processo de aprendizado, começando a partir do ambiente familiar. “Muitas vezes os pais não conseguem dar o tom de respeito na educação e se os filhos não respeitam os pais, também não vão respeitar o professor e não darão importância ao que eles oferecem, que é o conhecimento, que é o que torna uma pessoa capaz de viver no mundo do mercado de trabalho, de ser um cidadão ético”, afirmou.

Para ele, os pais esperam que a escola seja um segundo lar mas, antes, “é preciso que a família seja uma primeira escola. A gente vive uma sociedade de conexões, se os pais não cumprem seu papel, a escola não consegue cumprir o dela e a sociedade inteira paga por isso”, declarou. Por isso, para ele, é importante que os pais participem mais da atividade de seus filhos na escola, que reconheçam a necessidade deste diálogo e do papel dos professores.

“Os filhos são o objetivo da escola e dos pais para que deem certo. Então escola e família não competem, elas colaboram entre si para a educação integral do ser humano. As escolas, sobretudo as públicas, têm uma preocupação em dar o seu melhor e é preciso que os pais entendam esta reciprocidade”, disse.

Projeto escolar – A atual gestão municipal prioriza a educação de qualidade dos alunos, pensando, trabalhando e realizando, dentro de toda a rede de ensino, obras de construção de novos espaços educacionais e melhorias dos já existentes, passando pela qualificação e valorização dos profissionais, bem como a garantia de alimentação saudável nas unidades de ensino.

A Sedec também realiza acompanhamento sistemático dos profissionais, nos projetos pedagógicos nas escolas, de como as famílias podem auxiliar na construção da aprendizagem dos alunos, principalmente trazendo a elas um discurso de autoestima e de responsabilidade com a educação.

Perfil – Rossandro Klinjey é palestrante e escritor, psicólogo clínico, mestre em saúde coletiva e doutorando em psicanálise. É autor do livro “Temas complexos: uma abordagem didática”, e coautor do livro “Educando para a paz entre outros”. Como palestrante, Rossandro atua nas áreas de recursos humanos, motivacional, liderança, perspectivas da educação, relação interpessoais, desenvolvimento pessoal, gestão de pessoas, serviço público, cultura de paz, entre outros, no Brasil, Estados Unidos e Europa. Ele ainda foi professor nos cursos de Psicologia, Administração de Empresas, Marketing, Educação, entre outros