Samu capacita mais um grupo de idosos para cuidados preventivos no bairro Jardim Veneza

Por Lílian Pedreira - em 1196

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) realizou, na manhã desta terça-feira (17), mais uma palestra com orientações sobre os cuidados com a saúde e prevenção de acidentes domésticos com a pessoa idosa. Dessa vez, os beneficiados foram os integrantes do grupo de idosos da USF Jardim Saúde, no bairro Jardim Veneza.

A atividade contou com orientações acerca da prevenção de acidentes domésticos e corriqueiros, como engasgos, quedas, automedicação e suspensão de tratamentos sem autorização médica, queimaduras, além de alertar a população para importância do cuidado com a saúde bucal.

Além dos idosos, a capacitação também é voltada aos profissionais e cuidadores inseridos nos territórios das Unidades de Saúde da Família (USF). “Estamos promovendo essas ações de capacitação desde fevereiro, com objetivo de ir a todos os distritos ampliando a orientação e assistência preventiva a este público”, destaca a Secretária Adjunta da SMS, Ana Giovana Medeiros. “A ação faz parte do programa Gerente Saúde e tem o propósito de garantir uma assistência contínua e humanizada”, completa.

A importância da capacitação é de integralizar a pessoa idosa na temática sobre os riscos de quedas e cuidados em saúde, trazendo a importância da prevenção e dos cuidados em saúde para o idoso. “Os encontros têm sido bem participativos. Durante as palestras, ouvimos relato de que antes, esse público nunca tinha sido orientado para alguns cuidados, como queda ou até mesmo para o cuidado da automedicação”, informa o coordenador de Enfermagem do Samu, Emanuel Almeida.

Capacitações – Ainda em relação ao cuidado com a pessoa idosa, a Gestão Municipal está realizando a capacitação para os profissionais de diversas categorias que atuam na atenção básica acerca do correto preenchimento e utilização da caderneta da pessoa idosa, um importante instrumento expedido pelo Ministério da Saúde.

O programa Gerente Saúde, junto ao Samu, também tem capacitado os profissionais dos Centros de Referência em Educação Infantil para o atendimento de primeiros socorros em crianças. O objetivo é capacitar os funcionários dos 88 Creis para melhorar a assistência às crianças atendidas pela rede municipal.

Gerente Saúde – O programa foi lançado em fevereiro de 2017 de forma piloto, mas desde junho do último ano, todos 99 prédios de USF contam com a presença de um Gerente Saúde. Eles atuam como agentes multiplicadores de um serviço mais humanizado oferecido pela PMJP e facilitam os serviços para que os pacientes não demorem aguardando a realização de consultas e exames.

Os Gerentes participam de reuniões semanais em seus distritos sanitários e quinzenais com a SMS, nas quais recebem capacitações sobre a Rede de Serviços, apresentam suas dificuldades e problemas para que eles sejam resolvidos em conjunto, facilitando o atendimento prestado à população.

Além das reuniões, um monitoramento social permanente serve de base para o Índice de Satisfação do Usuário (ISU), que, ao final do ano, permite uma premiação para as equipes que obtiverem os melhores resultados.

Dentro das atividades do Programa Gerente Saúde são realizadas diversas capacitações com os gerentes das USFs e com as demais categorias de profissionais da Atenção Básica sobre a rede municipal de saúde. Os cursos têm a finalidade de melhorar o atendimento ofertado aos usuários e assim proporcionar uma melhor qualidade de vida à população.

Já foram capacitados recepcionistas, auxiliares de farmácia, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e Agentes Comunitários de Saúde sobre diversos temas que englobam a rede serviços e cuidados da SMS.

Saúde do Idoso – Os idosos representam em torno de 15% da população de João Pessoa . Para o cuidado com esse público, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dispõe do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), garantindo o cumprimento do Estatuto do Idoso. Atualmente, são mais de 12 mil usuários cadastrados no serviço.

Além do Caisi, a rede municipal de saúde atende aos idosos por meio das 195 equipes de Saúde da Família (ESF), Unidades Básica de Saúde (UBS), Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e de toda a rede hospitalar.

São oferecidas ainda atividades físicas nas praças através do projeto João Pessoa Vida Saudável, nas Academias de Saúde e dos grupos de convivência, por meio das equipes de Saúde da Família. Para ter acesso aos serviços, o idoso deve procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência.