SMS realiza oficina para capacitar ACS sobre cuidados a usuários que tiveram AVE

Por - em 1179

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta sexta-feira (20), a partir das 8h, no auditório da Unidade de Saúde da Família (USF) José Américo I, oficina para agentes comunitários de saúde (ACS) que atuam no território José Américo sobre cuidados para usuários que tiveram acidente vascular encefálico (AVE). A capacitação faz parte do Programa Gerente Saúde, que tem como objetivo propiciar uma ampla assistência, de forma integral e humanizada.

O acidente vascular encefálico (AVE), o acidente vascular cerebral (AVC), ou derrame cerebral, ocorrem quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.

“Identificamos um aumento nos números de usuários que sofreram AVE e em alguns casos a família ou cuidadores não faziam a locomoção ou transferência do usuário de forma adequada, o que prejudica uma rápida recuperação e, principalmente, uma melhor qualidade de vida”, destacou Adriano Magno, fisioterapeuta e gerente saúde da USF Colibris II.

“A falta de orientação quanto ao posicionamento no leito, suas transferências e o atraso no início da estimulação sensorial podem acarretar perdas significativas na evolução e na recuperação do quadro da lesão”, continua ele.

Na oficina, serão discutidos temas sobre assistência humanizada, primeiros cuidados motores de usuários que tiveram AVE, orientação sobre os posicionamentos, locomoção, postura e transferência correta no domicílio e alimentação adequada às necessidades do paciente, evitando complicações que podem impactar nas suas atividades de vida diária.

“Cerca de 40 ACS serão capacitados. Esta é uma forma de multiplicar o conhecimento, que durante a assistência domiciliar poderão orientar a família para um cuidado mais preciso”, enfatizou Adriano Magno.

Gerente Saúde – O programa foi lançado em fevereiro de 2017 de forma piloto, mas desde junho do último ano, todos 99 prédios de USFs contam com a presença de um Gerente Saúde. Eles atuam como agentes multiplicadores de um serviço mais humanizado oferecido pela PMJP e facilitam os serviços para que os pacientes não demorem aguardando a realização de consultas e exames.

Dentro das atividades do Programa Gerente Saúde são realizadas diversas capacitações com os gerentes das USF e com as demais categorias de profissionais da Atenção Básica sobre a rede municipal de saúde. Os cursos têm a finalidade de melhorar o atendimento ofertado aos usuários e assim proporcionar uma melhor qualidade de vida à população.