SMS imuniza idosos e trabalhadores do Lar da Providência contra a gripe
Profissionais da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estiveram, na manhã desta segunda-feira (7), no Lar da Providência para vacinar contra a gripe os idosos e trabalhadores da instituição de longa permanência. Ao todo, foram imunizadas 220 pessoas, entre idosos, freiras e profissionais de saúde que atuam na instituição.
A vacinação no local faz parte das atividades da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que está visitando as instituições de longa permanência para idosos. “Esses idosos que vivem em asilos e abrigos apresentam maior necessidade de proteção, então estamos visitando esses locais para realizar a vacina contra a Influenza e a Pneumo 23, específica para idosos acamados e aqueles que vivem em ambientes fechados”, explica a secretaria adjunta da SMS, Ana Giovana Medeiros.
Para a moradora do Lar da Providência, Hercília Soares, a vacina é fundamental para que se possa viver mais. “A vacina é super importante para todos, não só para os idosos, porque assim a gente pode viver bem e conviver com todas as pessoas, pois nos deixa mais saudável. É um momento em que estão dando, não só vacina, mas saúde”, comenta a idosa de 83 anos.
Nesta campanha, além dos idosos a partir de 60 anos, serão vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Para ser vacinado, o usuário deve compor um dos grupos prioritários para vacinação e comprovar estar inserido no grupo no momento da imunização.
As vacinas estarão disponíveis em todas as salas de vacinação das Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital, além do Centro Municipal de Imunização (CMI), antigo lactário da Torre. Ao longo da campanha serão disponibilizadas 196 mil doses da vacina.
Mobilização Nacional – Este ano, o ‘Dia D’ da campanha acontecerá no dia 12 de maio. A mobilização é nacional e, na Capital, acontecerá na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, a partir das 8h. Além da praça, a vacina estará disponível em todas as USF e em outros seis postos móveis de vacinação distribuídos pela cidade. A campanha segue até o dia 01 de junho.
Contraindicações – A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Precauções – Em doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
Confira as datas da vacinação por grupos:
23/04 a 04/05 – Trabalhadores de Saúde da rede hospitalar, UPA e SAMU;
25/04 – Início da vacinação dos trabalhadores de saúde, gestante e puérperas nas USF;
30/04 – Início da vacinação de crianças, idosos, portadores de doença crônica;
07/05 – Inicio da vacinação dos professores de escolas públicas e privadas
12/05 – Dia “D” todos os grupos prioritários