SMS divulga fluxo de acesso aos procedimentos de mamografia na rede municipal

Por Ascom/SMS - em 1642

D R T . R J . 15855.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio da Diretoria de Regulação da Prefeitura divulga novo fluxo e amplia acesso aos exames de mamografia na Rede Municipal de Saúde. A nova forma de acesso começa a valer a partir da próxima segunda-feira (14), para usuários da rede pública.

O acesso aos procedimentos de mamografia será mais rápido. Após atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USF), as usuárias poderão dirigir-se diretamente ao Hospital Napoleão Laureano para o atendimento, por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento prévio. Tal medida propiciará um melhor fluxo e a garantia da assistência nos serviços.

“Esta forma deve avalizar uma agilidade nas assistências de usuárias que por ventura precisem fazer um exame de rastreio, já solicitado por algum especialista, obedecendo ao perfil preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que é idade mínima de 40 anos e 35 anos caso haja histórico de câncer na família”, destacou Roberlândia Freire, diretora de Regulação da SMS.

Para realizar o exame seguindo este novo fluxo, a usuária precisa residir em João Pessoa, de posse do Cartão SUS, requisição de mamografia corretamente preenchida pela Rede Municipal de Saúde e cópia de Registro Geral (RG), CPF, Cartão SUS e comprovante de residência atual, de até três meses.

As usuárias dos municípios pactuados com João Pessoa continuarão tendo acesso aos exames através da sua Secretaria de Saúde, que agendará seu exame pelo Sistema Central Saúde.

Algumas medidas continuarão com a mesma metodologia, com encaminhamentos realizados pelos serviços da rede municipal. “As mamografias ainda poderão ser agendadas através da Unidade de Saúde da Família, para isso as requisições devem ser deixadas na própria unidade”, esclareceu Roberlândia Freire.

D R T . R J . 15855.

Oferta de exames – A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) conta com uma capacidade de oferta de 5.400 mamografias ao mês, destinadas as usuárias da rede pública. Os exames podem ser realizados de forma regulada para os serviços da rede municipal de saúde e três clínicas credenciadas e conveniadas.

De janeiro a março foram realizados 4.944 procedimentos, considerando que há um absenteísmo de 40% em média, variando mês a mês. Em 2017, foram realizadas aproximadamente 20 mil mamografias de rastreio, com objetivo de garantir a assistência e detectar o câncer enquanto ainda muito pequeno, quando ele ainda não é palpável em um exame médico ou através do autoexame realizado pela paciente.

“A Secretaria Municipal de Saúde tem o interesse de garantir o acesso às mulheres aos serviços e tem qualificado os profissionais médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF), sobre o diagnóstico precoce e controle do câncer de mama”, completou a diretora do Setor de Regulação, Roberlândia Freire.