Hospital Santa Isabel realiza campanha de combate à desnutrição
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), realiza nesta quarta-feira (6), a partir das 9h, em seu auditório, o Dia de Combate à Desnutrição Hospitalar. A campanha, intitulada ‘11 passos de combate à desnutrição’, conta com parceria da Nestlé e da NutriCare.
De acordo com a Coordenadora do Setor de Nutrição do HMSI, Sônia Cirilo, a campanha busca alertar a população e principalmente os profissionais de saúde sobre os problemas causados pela desnutrição nas unidades hospitalares e traçar metas de combate. Ao longo do dia, o tema será apresentado tanto aos profissionais que atuam no hospital, quanto aos usuários e seus acompanhantes.
“Uma pesquisa recente mostrou que os quadros de desnutrição são agravados de acordo com o tempo de internação de um paciente, então essa campanha vem para conscientizar e buscar maneiras de superar agravo a fim de proporcionar melhor recuperação e qualidade à vida dos pacientes que precisam ser internados, principalmente os de longa permanência”, explicou a coordenadora do setor de nutrição do HMSI, Sônia Cirilo.
Dia D – O dia D de Combate à Desnutrição Hospitalar foi idealizado pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (Braspen), que realiza a primeira edição da campanha Diga não à Desnutrição, nesta quarta-feira (6), em todo o País.
O objetivo é reduzir as taxas de pacientes acometidos pela desnutrição dentro dos hospitais por meio de uma série de ações que incluem a triagem, o diagnóstico, manejo e tratamento da desnutrição. Para isso, foi criada pela Braspen uma estratégia de 11 passos que devem ser implementados na rotina hospitalar.
Conheça os 11 passos para o combate à Desnutrição:
D – Determine o risco e realize a avaliação nutricional
E – Estabeleça as necessidades calóricas e protéicas
S – Saiba a perda de peso e acompanhe o peso a cada 7 dias
N – Não negligencie o jejum
U – Utilize métodos para avaliar e acompanhar a adequação nutricional ingerida x estimada
T – Tente avaliar a massa e a função muscular
R – Reabilite e mobilize precocemente
I – Implemente pelo menos dois indicadores de qualidade
Ç – Continuidade no cuidado intra-hospitalar e registro dos dados em prontuário
à – Acolha e engaje o paciente e/ou familiares no tratamento
O – Oriente a alta hospitalar