Saiba como manter uma dieta equilibrada durante a Copa do Mundo e as festas juninas

Por Thibério Rodrigues - em 1248

Foto RafaelPassos-Secom/JP

Com o período de festas juninas e da Copa do Mundo, as pessoas costumam se reunir para comemorar e torcer durante os jogos da seleção brasileira com muita comida e bebida. Porém, é importante ter cuidado com a saúde, mantendo uma dieta equilibrada e consumindo líquidos adequadamente.

De acordo com a nutricionista Rejane Lucena, da Rede Municipal de Saúde, evitar excessos é fundamental para aproveitar os jogos e os festejos de forma saudável. Alimentos ricos em amido ou gordura, a exemplo de comidas de milho e churrasco, devem ser consumidos com moderação. “Esses alimentos podem provocar aumento de peso e da glicemia, o que é um risco para quem já possui doença crônica como diabetes e dislipidemia (aumento de colesterol e glicerídeos)”.

Como neste período é muito comum o consumo de comida de milho, ela recomenda escolher uma ou duas opções dentre a variedade de pratos típicos. “A comida de milho é saudável, porém devemos comer de forma moderada, pois o excesso pode elevar a glicemia. Por isso é importante selecionar um ou dois tipos desses alimentos para não exagerar”, observou a nutricionista.

Outra dica importante da nutricionista é fugir dos produtos industrializados como enlatados, linguiça e salsicha. “Todos eles possuem alta concentração de sal, gordura e conservantes”. Ela aconselha ainda a diminuir a quantidade de frituras, a exemplo de batatas fritas e salgadinhos.

Consumo de líquidos – Entre um gol e outro e os embalos do forró, a maioria das pessoas não abre mão da cerveja. Porém, os cuidados com a bebida alcoólica devem ser redobrados. “Pode tomar algum tipo de bebida alcoólica, porém é importante não misturar e, claro, consumir com moderação”, reforçou a nutricionista Rejane Lucena.

A profissional alerta para a reposição de líquido no organismo, pois o álcool causa a desidratação do corpo. “Sempre tomar água, numa média de dois litros ou mais ao dia, a depender das atividades físicas desempenhadas por cada pessoa”, ressaltou.

Por fim, a nutricionista incentiva o consumo de frutas em qualquer das ocasiões. “As frutas podem ser utilizadas como petiscos, a exemplo de rodelas de abacaxi ou caju, assim como também uma porção de salada de frutas na hora do lanche”.

Atendimento – Nos casos de urgência por excesso na alimentação ou no consumo de bebidas alcoólicas, as pessoas devem se dirigir às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) localizadas nos bairros de Manaíra, Valentina Figueiredo e Cruz das Armas, com atendimento 24 horas.