Médicos da Rede Municipal de Saúde participam de simpósio sobre contracepção

Por Thibério Rodrigues - em 722

Aproximadamente 80 médicos da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa participarão de um simpósio sobre contracepção promovido pela Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia da Paraíba (Sogopa). O evento acontece neste sábado (28), das 8h às 18h, no Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Durante o simpósio, os profissionais serão qualificados sobre a contracepção hormonal, implante do dispositivo intra-uterino (DIU) e ações positivas de incentivo ao DIU na saúde pública. O simpósio será ministrado pela professora Carolina Sales, da Universidade de São Paulo (USP).

Na Rede Municipal de Saúde, há uma série de serviços que auxilia os usuários que preferem adiar o crescimento da família ou evitar uma gravidez não planejada. O incentivo ao planejamento familiar começa nas Unidades de Saúde da Família (USF), onde há uma orientação profissional sobre os métodos anticoncepcionais e a distribuição de pílulas e preservativos.

“É feita uma conversa de orientação dos profissionais com as usuárias e aquelas que se interessam são encaminhadas para os serviços da rede pública que fazem o procedimento”, explica Fabiana Veloso, técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Para implantação do DIU, a mulher é encaminhada para o Instituto Cândida Vargas (ICV), Maternidade Frei Damião ou Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). Já para a contracepção definitiva, a mulher (laqueadura) e o homem (vasectomia) são encaminhados para os serviços nos hospitais municipais – ICV e Hospital Santa Isabel – onde são agendados os procedimentos.