SMS realiza workshop para médicos e enfermeiros que trabalham em blocos cirúrgicos
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar um workshop sobre demarcação de estomas para médicos e enfermeiros que atuam nos blocos cirúrgicos dos hospitais da rede municipal. A primeira etapa da qualificação acontecerá nesta sexta-feira (17), a partir das 14h, no auditório do Hospital Santa Isabel.
O workshop será ministrado Alberto Luís Marinho, médico especialista em coloproctologia; Silvia Motta, enfermeira especialista em estomaterapia; e Mona Lisa Cavalcante, enfermeira e técnica da área de Doenças Crônica da SMS. Ao todo, deverão participar aproximadamente 50 profissionais, incluindo também médicos e enfermeiros residentes.
De acordo com Mona Lisa Cavalcante, após o workshop, os profissionais estarão mais qualificados para o processo de construção de estoma e, assim, minimizar as complicações para os pacientes estomizados. “O estoma bem construído e adequadamente localizado auxilia na reabilitação, pois facilita o autocuidado e torna possível a aderência do equipamento coletor à pele periestoma”, explicou.
O estoma é uma abertura feita na parede abdominal por meio de colostomia, ileostomia, ou ainda, abertura entre duas porções do intestino. Os estomas mais comuns são de origem intestinal e urinária, decorrentes de câncer, má formação congênita ou traumatismos.
Essas aberturas não podem ser controladas voluntariamente, sendo necessário utilizar uma bolsa de coleta de fezes ou urina. Por isso, a correta demarcação tem a finalidade de favorecer a confecção adequada do estoma durante o ato cirúrgico para facilitar a adaptação dos dispositivos.
Na Rede Municipal de Saúde, os pacientes estomizados recebem assistência no Centro de Reabilitação e Cuidados da Pessoa com Deficiência, localizado no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais), em Jaguaribe.