Estudantes assistem palestra do presidente da OAB-PB sobre profissão e importância dos estudos
Os alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal de Tempo Integral José Américo, no bairro José Américo, receberam na manhã desta sexta-feira (17) a visita do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia. O objetivo foi proporcionar aos estudantes da unidade de ensino o acesso ao conhecimento, regras básicas de cidadania, da obtenção de direitos e do exercício destes para alcançar a plenitude da cidadania.
A palestra ocorreu devido a uma parceria da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da coordenação das Escolas de Tempo Integral, com a Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-PB.
“Estamos muito alegres em estarmos aqui hoje e queremos aprofundar essa parceria com as escolas municipais no sentido de proporcionar noções de direito, oficina de direito, pela qual os alunos irão entender de uma maneira mais profunda o que são direitos humanos, Constituição e o que é de fato cidadania”, disse o presidente da OAB-PB, Paulo Maia.
A comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-PB capitaneou essa iniciativa, que contou com a colaboração da escola, e realizou essa manhã cívica onde cada membro da Comissão pôde proporcionar aos adolescentes, nas mais variadas faixas de idade e de ensino, o acesso aos conhecimentos dos direitos e deveres estipulados na Constituição.
“O objetivo desse projeto é de orientar e encaminhar as crianças e adolescentes que também se encontrarem em situação de perigo, de violência, aos órgãos de competência para que sejam tomadas as devidas providências, além do caráter essencial e fundamental, que é a educação”, explicou a vice-presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-PB, Michelle Ferrari.
Para a coordenadora das Escolas de Tempo Integral da Sedec, Gioconda Azevedo, essa foi uma oportunidade onde os alunos puderam ouvir a importância sobre os estudos. “Precisamos melhorar nossos conhecimentos e boa parte deles são adquiridos na escola. Cada aluno que participou da palestra de hoje percebeu esse valor. Só temos que agradecer e tenho certeza que essa conversa irá acontecer em outras unidades de tempo integral”, disse ela.
Os alunos também viram a importância de implementar na vida escolar o Estatuto da Criança e do Adolescente, enfatizando que eles correm risco de violência física e moral na sociedade. Também foi trabalhada a temática sobre drogas, bullying e violência contra o idoso.
“Achei a palestra muito construtiva porque nos incentivou a estudar para estarmos cada vez mais preparados para o mercado de trabalho. E a abordagem sobre drogas também foi muito importante porque muitos adolescentes acham que é besteira tratar esse tema, uma vez que sabemos que as drogas estão destruindo famílias”, falou a aluna do 9º ano, Lívia Pereira da Silva.