SMS realiza oficina sobre protocolo de atendimento de ISTs para profissionais da Atenção Básica

Por - em 418

D R T . R J .15855. IVomar Gomes Pereira.

A Secretaria Municipal e Saúde (SMS), por meio da Seção Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) Aids e Hepatites Virais realiza o primeiro ciclo da oficina de Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para médicos e enfermeiros que atuam na rede de Atenção Básica de João Pessoa. A capacitação será realizada nesta terça (28) e quarta-feira (29), no auditório da Faculdade Mauricio de Nassau, localizada na Avenida Epitácio Pessoa.

O protocolo tem como finalidade qualificar os profissionais de saúde para o atendimento às pessoas com infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), dentro do que preconiza o Sistema Único de Saúde, de forma humanizada e com a possibilidade de encaminhamento para rede especializada, quando necessário.

“Quando avalizamos uma qualificação para os profissionais da rede, estamos ao mesmo tempo estendendo o conhecimento sobre os serviços que oferecemos aos usuários, de forma que a partir do protocolo e diretrizes de atendimentos, o fluxo seja mais prático e dinâmico aos serviços especializados de referência para cada quadro clínico”, explicou Clarisse Pires, chefe da Seção de ISTs.

A oficina é fundamentada em extensa revisão de evidências científicas e convalidada em discussão com especialistas, orientando as equipes de saúde no manejo programático e operacional desses agravos, além da triagem, diagnóstico, tratamento e ações preventivas e de promoção à saúde de pessoas com ISTs e suas parcerias sexuais.