Distrito Sanitário V realiza atividade de prevenção ao suicídio

Por - em 710

Durante todo o mês de setembro a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua com sua campanha de prevenção ao suicídio e valorização da vida. Nesta quarta-feira (19) foi a vez do Distrito Sanitário V realizar a ação em alusão ao Setembro Amarelo. Este ano, cada distrito está realizando um ‘Dia D’ de atividades sobre o tema.

A ação do dia D do Distrito V aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) São José e contou com roda de conversa com usuários e profissionais ministrada pelo médico de Saúde da Família e Comunidade André Sassi com interpretação simultânea em libras, práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) e apresentação da banda dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Caminhar.

De acordo com Ana Giovana Medeiros, secretária adjunta da SMS, a recepção dos usuários com as atividades do Setembro Amarelo têm sido fundamental para o sucesso da campanha.

“Trabalhamos esse mês com o alerta, mas nosso objetivo é que durante todo o ano possamos dialogar e discutir nas unidades de saúde da família sobre suicídio, para que assim possamos identificar melhor aqueles que necessitam de um cuidado especial, e assim fazer nossa parte buscando diminuir essa constante alta não apenas das tentativas, mas também da consumação do fato. Então é muito importante o diálogo e ouvir o outro para que o outro se sinta acolhido, amado e tenha mais alegria e vontade de viver. O nosso objetivo enquanto saúde é valorizar a vida”, destaca a secretária adjunta.

Este ano a campanha da SMS teve início no dia 5 de setembro com o tema ‘Vamos quebrar o silêncio’ e busca falar sobre a valorização da vida, dialogar e acolher as pessoas. Ao longo do mês, cada distrito sanitário da Rede Municipal de Saúde tem um Dia D de atividades. Além disso, as USFs e os Caps também estão realizando atividades de promoção à campanha junto aos seus usuários e profissionais.

Setembro Amarelo – É uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, que acontece desde 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O objetivo é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Confira a programação do Setembro Amarelo:

26/09: USF Nova Conquista (Alto do Mateus – Distrito Sanitário I) – 9h

28/09: USF Nova Esperança (Mangabeira – Distrito Sanitário III) – 9h