Fórum da Rede Escola reúne trabalhadores, estudantes e usuários do SUS
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa realizou nesta quinta-feira (27) o IV Fórum da Rede Escola para discutir sobre interprofissionalidade na rede de assistência de saúde pública. O evento aconteceu no auditório do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e reuniu estudantes, professores, gestores, trabalhadores de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a gerente da Educação na Saúde da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Kelly Cabral Teles, o Fórum tem a finalidade de discutir a troca de conhecimentos entre profissionais, estudantes e usuários na perspectiva de melhorias nas práticas em saúde. “Procuramos trabalhar de forma permanente o planejamento e articulação das ações de educação em saúde”, afirmou.
Este ano, o Fórum teve o tema ‘Educação Permanente em Saúde e Interprofissionalidade Fortalecendo Laços através da Rede Escola’. “Nesta edição, estamos focados na questão do trabalho interprofissional, realizado de forma colaborativa, e não o trabalho individual de cada profissional”, explicou.
Para a farmacêutica e pedagoga Sandra Maria Dias, que esteve presente no evento, a maior importância do Fórum é a reflexão sobre o processo de trabalho para fortalecer o SUS. “A partir disso, nós podemos articular melhor a rede de assistência para receber melhor o usuário e o estudante. Como faço parte do Centro de Estudos do Instituto Cândida Vargas, me interesso muito por momentos como este, de qualificação, para poder proporcionar uma boa formação do aluno no ambiente de trabalho”, disse.
A Rede Escola – É um dispositivo democrático de fortalecimento da integração entre ensino, serviço e comunidade, que fomenta a reorientação da formação de estudantes e profissionais com a finalidade de transformar as diferentes práticas nos serviços de saúde do município.
A Rede Escola é formada pela gestão municipal de saúde, profissionais da Atenção Básica, Especializada, Hospitalar, Vigilância em Saúde e demais setores da rede, além do conjunto de instituições de ensino superior e técnico do setor público e privado, movimentos estudantis e de controle social.