SMS dá início a Campanha Novembro Azul com atividade na USF Viver Bem

Por Rebeka Paiva - em 820

D R T .R J . Ivomar Gomes Pereira.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início nesta quarta-feira (7) a campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata e promoção da saúde do homem, que esse ano tem como slogan ‘De novembro a novembro’. Para marcar a abertura oficial da campanha, a SMS realizou uma ação voltada à saúde do homem na Unidade de Saúde da Família (USF) Viver Bem, no bairro 13 de maio.

Durante a atividade, foram realizadas palestras de orientação e prevenção sobre o câncer de próstata, orientações acerca da saúde do homem como um todo, além de testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), consulta médica com encaminhamento para exames de PSA e oferta de cortes de cabelo e barba.

Um dos usuários que aproveitou o início da campanha para cuidar da saúde foi Heronides de Melo, que já saiu da unidade com o encaminhamento para o exame de PSA. “Mesmo sabendo da necessidade de se cuidar, não sou muito de ir a médico e fazer exames, então, sempre aproveito essa campanha do novembro azul para ver como anda minha saúde e fazer os exames certos”, comenta o usuário.

D R T .R J . Ivomar Gomes Pereira.

Já Adalberto Jerônimo é exemplo do homem que se cuida de novembro a novembro. “Vou a médico independente de estar doente afinal, saúde é isso, é se cuidar antes pra não adoecer. Então sempre estou na unidade me consultando, me cuidado pra viver mais e melhor”, conta o pintor aposentado.

Novembro Azul – Com o tema “Homens como sujeitos de cuidado – ampliando o olhar para os ciclos de vida, promoção e prevenção em saúde”, a campanha Novembro Azul da SMS segue até o final do mês e tem como objetivo ampliar o cuidado com a saúde integral do homem, através de um cuidado contínuo.

“Durante o novembro azul estaremos fazendo o alerta para o câncer de próstata, mas principalmente buscando engajar o homem para o cuidado contínuo, de novembro a novembro, abordando a vulnerabilidade masculina para todas as doenças, trabalhando a necessidade da promoção e prevenção à saúde durante todo o ano”, reforça o coordenador da Saúde do Homem da SMS, Késsio Brito.

D R T .R J . Ivomar Gomes Pereira.

Esse ano, além das atividades de promoção e prevenção nos serviços da Atenção Básica com ofertas de atendimentos médicos e odontológicos, orientações em saúde bucal, solicitação de exames, testagem rápida e palestras sobre a saúde do homem no geral, a SMS estará disponibilizando durante o mês de novembro 3.000 exames de PSA Total e 3.000 exames de PSA Livre, além de ampliar a oferta de consultas com urologista para 500 vagas.

Durante o mês de novembro, também estão sendo ampliadas as consultas no Hospital Municipal Santa Isabel com urologista para homens a partir dos 50 anos que já tenham realizado o PSA e, consultas com urologista e endocrinologista para homens acima dos 60 anos.

Para acesso aos serviços, consultas especializadas e exames, o cidadão deve procurar sua Unidade de Saúde da Família para uma consulta com o médico, que vai fazer a requisição ou encaminhamento.

PSA – O PSA é uma enzima utilizada para auxiliar no diagnóstico ou monitoração de câncer de próstata. O nível de PSA em homens sem câncer de próstata, normalmente é abaixo de 2,5 nanograma por mililitro (ng/ ml) de sangue. Se o nível estiver acima deste limite, há maior possibilidade de acometimento da doença, sendo necessária a realização de exames complementares, como exame de toque e biópsia.

Câncer de Próstata – No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o quarto tipo mais comum. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2013, foram mais de 13.700 óbitos causados pela doença. A previsão é de 68.220 novos casos em 2018.