Gerentes Saúde participam de reunião para avaliação de resultados na Secretaria Municipal de Saúde

Por Ascom SMS - em 793

D R T .R J .15855 Ivomar Gomes Pereira.

Lançado no início de 2017, o Programa Gerente Saúde já atende a 100% das Unidades de Saúde da Família (USF), obtendo uma avaliação positiva pela população pessoense, gestores e profissionais de saúde. Nesta segunda-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde reuniu cerca de 20 gerentes das equipes premiadas do programa, para discutir, avaliar e parabenizar pelos resultados dos processos de trabalho e convidar os profissionais para a premiação, na próxima quinta-feira (24), às 15h, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

Nesta edição, a premiação com o programa Gerente Saúde é referente ao exercício de 2018, que prevê o aperfeiçoamento permanente do atendimento prestado à população pelos serviços da Atenção Básica, serão premiadas 40 Equipes de Saúde da Família (ESF), de 20 USF´s e dois Distritos Sanitários, o que representa 603 profissionais de saúde, entre médicos, farmacêuticos, recepcionistas, dentistas, enfermeiros e técnicos em enfermagem, serviços gerais, entre outros que compõem a equipe.

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Adalberto Fulgêncio, secretário da pasta, faz uma avaliação positiva com destaque para os Índices de Satisfação dos Usuários (ISU). “Temos trabalhado de forma incansável para alcançar bons resultados, dentro das dinâmicas de trabalho, sobretudo, pensando principalmente nos usuários, para que recebam a assistência de forma resolutiva, qualificada e principalmente, humanizada e, temos que reconhecer que o Programa Gerente Saúde dinamizou e potencializou esse processo junto à população”, afirmou.

Mais de vinte perguntas compõem o critério de avaliação do serviço, entre elas, há os indicadores de maior peso, que afere o atendimento profissional, acolhimento no serviço (atendimento na recepção), percepção de medicamentos, visita dos agentes comunitários de saúde e tempo de atendimento. Cada um dos itens avaliados tem um peso de nota, o que dá a média para avaliação.

“É um trabalho de identificação, qualificação e reconhecimento desses profissionais nas equipes. Observamos que após a implantação do programa, cada um dentro de sua realidade territorial, conseguimos dinamizar o fluxo de assistência e estreitar o vínculo entre os profissionais, agentes de saúde e a comunidade, otimizando também o tempo de assistência e resolutividade”, destacou Ana Giovana Medeiros, secretária adjunta de saúde.

Satisfação do usuário – O Índice de Satisfação do Usuário (ISU) é resultado de uma pesquisa realizada por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na área de abrangência de cada Unidade de Saúde da Família (USF) ouvindo os usuários sobre atendimento, acolhimento, visitas domiciliares, distribuição de medicamentos e sugestões do que pode ser melhorado no serviço.

Referência Nacional – Iniciado em formato piloto em março de 2017, o Programa Gerente Saúde será adotado, com critérios semelhantes, em todo o país. Previsto em portaria da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) de setembro do ano passado, a figura do gerente, já incorporada pela Capital paraibana, foi pactuada como norma em reunião com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde em março deste ano, se consolidando como uma referência para todos os municípios brasileiros.