Alunos da Rede Municipal celebram o Dia do Circo e do Teatro com apresentações culturais

Por Alexandre Quintans - em 797

Poesia de cordel, dança e dramatização marcaram o ‘Dia Nacional do Circo e o Dia Internacional do Teatro’ de alunos de escolas municipais de João Pessoa. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (27) no Pavilhão do Chá, no Centro da Capital. Participaram da atividade alunos das Escolas Anayde Beiriz, Ana Cristina Rolim Machado, Apolônio Sales e Dr. José Novais, além das crianças da Creche Josiara Telino de Lacerda.

A iniciativa fortalece o projeto Cordel na Sala de Aula, executado pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). “Temos uma diversidade de necessidade de conhecimento e a poesia, dentro da questão popular, deve ser um rumo prioritário. E esses alunos também puderam conhecer e estudar a importância do circo e do teatro”, explicou a coordenadora do projeto, Sayonara Gomes.

As crianças da Creche Jociara Telino declamarão e dramatizaram o poema ‘Circo mais bonito’, escrito pelo professor da unidade Rogério Luckwu, celebrando o Dia do Circo e prestando uma homenagem as mulheres. “A ideia foi fazer uma peça que abrangesse todas as personagens de um circo, sem falar na formação cultural para essas crianças. O arcabouço cultural que queremos trazer para essas crianças desde cedo é valorizar a cultura, a história do país, sem falar na série de vivência corporal e motoras proporcionada”, disse o professor.

Apresentações – Os alunos da Escola Municipal Anayde Beiriz declamarem o poema ‘O Bairro Onde os Alunos Moram’. Já os alunos da Escola Ana Cristina Rolim apresentaram uma dança ao som da canção ‘Frevo do Tri’, de Jackson do Pandeiro. A Escola Apolônio Sales apresentou a performance ‘Valorização, Empoderamento e Sororidade’ e os alunos da Escola Municipal Dr. José Novais, o espetáculo ‘Circo Alegria: Um show em cordel’.

A animação dos espetáculos ficou por conta do Palhaço Pipi. “Iniciativa como essas são maravilhosas. A Prefeitura Municipal de João Pessoa está preocupara em levar cultura para a sala de aula. A dança, o teatro, o circo e a música só valorizam cada vez mais o nosso aluno e fortalece os laços onde a cultura deve estar dentro das escolas”, frisou o Palhaço Pipi.