Sedes realiza palestra e capacita contemplados pelo Bolsa Universitária

Por Eloísa França - em 734

Os duzentos estudantes contemplados no programa Bolsa Universitária, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), assistiram à palestra sobre o programa nesta segunda-feira (3), no Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira.

Os alunos que estudam em universidades públicas e privadas serão beneficiados com uma ajuda de custo que será de R$ 176,33, para os que são cadastrados no CADÚnico e recebem auxílio do Bolsa-Família, e de R$ 332,33 para os também cadastrados no CADÚnico mas não recebem o auxílio. Os valores ajudarão os estudantes a arcar com despesas como passagens, cópias e outros custos pertinentes.

O secretário da Sedes, Diego Tavares, frisou o quanto é importante para a Prefeitura de João Pessoa e para a secretaria poder contribuir para a formação dos alunos.

“Mesmo não sendo responsabilidade da Prefeitura o ensino superior, entendemos que investir na educação é investir num futuro mais digno, e essa tem sido a política prioritária do prefeito Luciano Cartaxo. Nós acreditamos que este é o melhor caminho para a cidade se desenvolver. Confiamos que através da qualificação deles teremos mais emprego, mais desenvolvimento para nossa cidade”, afirmou Diego Tavares.

O estudante de Farmácia na UFPB, João Paulo, vê no Bolsa Universitária a oportunidade de terminar seus estudos com mais tranquilidade. “Descobri através de um amigo e vai me ajudar muito, até mesmo pra garantir minha permanência até o fim do curso, ajudar com os custos do curso e quem sabe até mesmo em alguma coisa dentro de casa”, reforçou.

A estudante de Serviço Social Roonie Kollontay também destaca a permanência no curso. “Eu fico muito feliz por ter esse programa, sendo uma alternativa a mais que a gente pode ter pra permanecer no curso superior. Não apenas eu, como todas as pessoas trans têm uma dificuldade a mais de acessar o ensino superior, e o Bolsa Universitária vem pra nos ajudar a conseguir de fato fazer o curso e permanecer. Esse auxílio vai ajudar muito a me manter, seguir meu curso, concluir e ter uma graduação”, finalizou.