Banco de Alimentos beneficia mais de 5.500 famílias com política de segurança alimentar
Efetivar a política de segurança alimentar para pessoas em vulnerabilidade social é tarefa fundamental do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Os recursos são provenientes do Ministério da Cidadania, no valor de R$ 350 mil em 2019, ajudando a abastecer o Banco de Alimentos Municipal, que repassa às instituições cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social os alimentos adquiridos.
Em João Pessoa, o Banco de Alimentos beneficia mais de 5.500 famílias, além de 1.370 crianças e adolescentes, e 501 idosos. Há, ainda, distribuição de outras 5.082 refeições em diferentes pontos da cidade.
Uma das entidades beneficiadas é a Donos do Amanhã, que, há oito anos, recebe os alimentos semanalmente. “Os alimentos que viemos buscar aqui são fundamentais para a complementação da alimentação das crianças e famílias que atendemos. Por conta do tratamento contra o câncer, que debilita muito, cuidar da alimentação é passo importante para uma boa recuperação, e aqui temos a certeza que são alimentos sem agrotóxicos”, afirmou Dayana Monteiro, assistente social do projeto.
O secretário de Desenvolvimento Social, Diego Tavares, reforçou a importância do Banco de Alimentos, um dos equipamentos públicos para segurança alimentar, complementada pelas cozinhas comunitárias e restaurantes populares. “Hoje nós conseguimos garantir para a população de baixa renda a segurança alimentar necessária para que elas possam ter uma qualidade de vida melhor”, completou.