Vigilância Sanitária vai fiscalizar e orientar comerciantes de alimentos na Festa das Neves

Por Thibério Rodrigues - em 555

Técnicos da Vigilância Sanitária de João Pessoa irão fiscalizar os comerciantes e ambulantes que trabalharão vendendo produtos alimentícios durante a Festa das Neves. O evento acontecerá no período de 27 de julho até 05 de agosto, no Centro da Capital.

De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde, Silvio Ribeiro, além das fiscalizações, a ação terá, também, caráter educativo. “Não iremos apenas fiscalizar, mas passaremos as orientações aos vendedores ambulantes e estabelecimentos que comercializam lanches como espetinhos, sanduíches, maçã do amor e outros”, disse.

A população deve ficar atenta ao armazenamento e conservação dos alimentos, se o produto recebe a refrigeração correta, se os produtos estão protegidos contra poeira e insetos, as condições de higiene do ambiente e do manipulador, verificar a utilização de tocas para proteger o cabelo, observar se quem manipula o alimento está também pegando no dinheiro ou se tem um funcionário para cada finalidade e fazer uso, preferencialmente, de molhos com apresentação em saches.

Silvio Ribeiro destaca que, nos casos em que os alimentos sejam considerados impróprios para consumo, a Vigilância Sanitária tomará as medidas cabíveis. “Nos casos considerados de risco à saúde do consumidor, haverá a apreensão dos alimentos junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e esses produtos serão inutilizados”, afirmou.

Contato – No caso de o cliente perceber algum tipo de irregularidade em algum estabelecimento, pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária através do Disque Denúncia 0800-281-4020 ou 3214-7922.

Atendimento – Em caso de infecção por algum alimento contaminado, a pessoa pode ser atendida em uma das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de João Pessoa, que recebem casos de urgência e emergência. As unidades ficam localizadas nos bairros de Manaíra, Valentina Figueiredo, Cruz das Armas e Bancários.