SMS promove capacitação em pré-natal de alto risco para médicos da Atenção Básica

Por Thibério Rodrigues - em 574

Médicos das unidades de saúde da família (USF) da região do Distrito Sanitário V passaram por uma capacitação em pré-natal de alto risco. A qualificação tem a finalidade de aprimorar a assistência prestada às gestantes nas unidades.

De acordo com a diretora técnica do Distrito Sanitário V, Kênia Abrantes, a atividade deverá fortalecer a articulação das unidades com as maternidades para atender as gestantes de alto risco. Atualmente, cerca de 490 gestantes são atendidas pelas 26 equipes de saúde da família do distrito.

“A capacitação ajudará a qualificar o atendimento às gestantes, que deve ser eficiente desde a captação precoce da gestante, passando pelo acolhimento, cadastro, realização de testes rápidos, exames de pré-natal e, se for necessário, o encaminhamento para o pré-natal de alto risco”, explicou Kênia.

Se enquadram em pré-natal de risco três condições: as mulheres com doenças crônicas prévias à gestação, aquelas que tiveram uma gestação anterior de alto risco e aquelas que identificam, no curso da gravidez, uma condição ou doença que vai oferecer risco para ela e o bebê.

Ao identificar à gestação de alto risco na Atenção Básica, a gestante é regulada para o acompanhamento do alto risco em uma das maternidades de referência de sua região, passando a ser acompanhada tanto pela Atenção Básica quanto pela maternidade.

O Distrito Sanitário V compreende os bairros São José, Bessa, Torre, Castelo Branco, Miramar, Altiplano, Penha, Bancários, Timbó e Cidade Recreio.