SMS realiza qualificação para profissionais de saúde sobre saúde mental e prevenção do suicídio

Por Ascom SMS - em 860

Seguindo a proposta de promoção de saúde mental e interssetorialidade dos cuidados preventivos da rede de assistência, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, nesta quinta-feira (5), uma qualificação sobre prevenção do suicídio para profissionais da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O evento acontecerá às 14h, no auditório da Estação das Artes, no bairro Altiplano.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio, a qualificação é destinada aos profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica, por meio das Unidades de Saúde da Família “para discutir a abordagem em saúde mental, avaliação ao risco de suicídio e sua prevenção”, afirmou.

“Estaremos, também, qualificando profissionais da Secretaria de Habitação, para avaliação e sinalização dos serviços de saúde, no caso de identificação de quaisquer traços para cuidado em saúde mental”, completou Adalberto Fulgêncio.

Durante todo o mês, serão realizadas atividades de promoção na rede municipal de saúde e outras secretarias da PMJP, em alusão à Campanha Setembro Amarelo, pela valorização da vida e prevenção ao suicídio. A abertura oficial da campanha da SMS acontecerá na terça-feira (10), às 14h, no auditório da Estação das Artes.

A programação ao longo do mês de setembro contará com rodas de conversa nas Unidades de Saúde da Família (USF), além de palestras, oficinas, qualificações, dinâmicas de relaxamento, grupos operativos, sessões de cinema e outras atividades nos quatro Centros de Atenção Psicossocial.

Serviço – Dentro da política de prevenção e combate ao suicídio, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) dispõe de quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que são instituições destinadas a acolher pessoas com transtornos mentais e persistentes ou que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas.

Esses centros substituem a internação psiquiátrica, buscando a reinserção social através do tratamento. Nos centros, os pacientes recebem acompanhamento médico e psicológico, além de participar de oficinas, grupos terapêuticos, atividades esportivas e culturais com a finalidade de integrá-los em um ambiente social e cultural junto às famílias.

Além dos centros, a Rede de Atenção Psicossocial é composta por uma Unidade de Acolhimento Infantil (UAI), Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), duas residências terapêuticas e leitos em hospitais gerais. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) também têm acesso a acompanhamento psicológico nas policlínicas localizadas nos bairros de Tambaú, Mandacaru, Jaguaribe, Cristo, Mangabeira, além da Policlínica da Pessoa Idosa.

Setembro Amarelo – O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, que acontece desde 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O objetivo é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.