Samu João Pessoa recebeu quatro ambulâncias e tem 100% da frota renovada

Por Ascom SMS - em 974

Para qualificar a assistência de urgência e emergência da rede municipal de saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) Regional de João Pessoa recebeu, nesta segunda-feira (17), quatro novas ambulâncias. Com os novos veículos, foi renovada em 100% a frota, garantir mais agilidade no atendimento para a população.

Em 2018, o Samu recebeu cinco ambulâncias e, em 2019, foram nove veículos doados pelo Ministério da Saúde (MS) para manutenção do serviço. “O Sistema Único de Saúde é financiado pelas três esferas de governo: União, Estados e Municípios. O Samu funciona da mesma forma. Todavia, para ter a renovação da frota, a cada dois anos, os municípios executores do serviço devem cumprir e atingir metas e resultados, o que o Samu de João Pessoa faz há sete anos”, destacou Adalberto Fulgêncio, secretário de municipal de Saúde.

Os novos veículos funcionarão como Unidades de Suporte Básico (USB) e serão utilizados também como reserva técnica. As novas unidades possibilitarão melhor desempenho no serviço prestado à população. “Ganha o serviço, mas ganha também a população, principalmente. Com os novos equipamentos haverá melhorias no tempo de resposta, nas condições de socorro, na qualidade do atendimento e até redução de gastos com a manutenção”, completou o gestor.

A estrutura do Samu de João Pessoa é formada por um total de 14 unidades de atendimento móvel de urgência, sendo quatro unidades de suporte avançado (USA) e sete unidades de suporte básico (USB) para a Capital, além de três USB distribuídas para Cabedelo, Conde e Bayeux.

A população conta, também, com sete motolâncias de suporte para os primeiros atendimentos e a Central de Regulação de Urgência (CRU), que realiza a regulação médica dos pacientes. O quantitativo total de veículos é o recomendado pelo Ministério da Saúde, de acordo com a população local.

Ambulâncias – As Unidades de Suporte Avançado (USA) atuam como uma UTI Móvel, possuindo equipamentos como monitores multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão e medicações específicas, além de todo material e equipamentos para imobilização, possuindo uma equipe composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista.

As Unidades de Suporte Básico (USB) contam com materiais para curativo, imobilização e acesso venoso, além do desfibrilador automático externo (DEA) e uma equipe composta por enfermeiro e condutor socorrista. Já as motolâncias são conduzidas por técnicos em enfermagem.

Serviço – O Samu é um serviço de saúde que funciona 24 horas por dia, atendendo a população no socorro e encaminhamento às unidades hospitalares. Para entrar em contato com o Samu, basta ligar para o número 192 e responder às perguntas dos atendentes que estão de plantão. A ligação é gratuita.

Quando uma pessoa liga para o número 192, quem atende à ligação é o telefonista auxiliar de regulação médica. A ligação é registrada e, em seguida, é feita a classificação de risco pelo médico regulador, que avalia a necessidade do envio de motolância, USB ou da USA. Os protocolos de atendimento e a classificação seguem um padrão internacional.

Perfil de atendimento – São atendidas vítimas de desmaios com perda da consciência, mal súbito, problemas cardíacos e respiratórios de início súbito, convulsão, crises epilépticas, dor no tórax de origem súbita, pressão baixa ou alta, trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o feto e problemas psiquiátricos em crise.

O Samu deve ser acionado também em casos de trauma com envolvimento de vítimas com: sangramentos, hemorragias, intoxicações acidentais, engasgos, envenenamento e tentativas de suicídio, afogamentos e choques elétricos (desde que haja acionamento em conjunto com os bombeiros pelo telefone 193); quedas, fraturas, queimaduras graves e acidentes de trânsito com vítimas (e se elas estiverem presas nas ferragens, acionar também os bombeiros 193).

A Polícia Rodoviária Federal 191, junto com o Samu 192, deve ser acionada para acidentados na BR. Já quando se tratar de ferimentos por arma de fogo e arma branca, o serviço deve ser acionado em conjunto com a Polícia Militar 190.