Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado com atividades culturais

Por Thibério Rodrigues - em 1030

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gutemberg Botelho promoveu, nesta quarta-feira (23), uma série de atividades artísticas e culturais para comemorar o Dia Mundial da Saúde Mental. O evento aconteceu no Centro Cultural Espaço Mundo e na Associação de Maracatu Nação Pé de Elefante, no Centro Histórico da Capital.

De acordo com a diretora do Caps Gutemberg Botelho, Sandra Carvalho, a multidisciplinaridade é fundamental para o trabalho realizado no serviço. “As obras apresentadas aqui são resultado do trabalho desenvolvido por uma equipe multiprofissional através das oficinas oferecidas aos usuários”, afirmou.

Um exemplo de multidisciplinaridade é a esquete sobre preconceito apresentada por usuários do Caps durante o evento, sob a direção da psiquiatra e atriz Sônia Pontes e o arte-educador Robinson Cambiazo. “Esta apresentação foi construída dentro da oficina de teatro e se trata, também, de um momento de descontração em que eles podem se tornar personagens. Desta vez, estamos falando sobre o preconceito de maneira geral, não em relação ao portador de transtorno mental”, comentou Sônia Pontes.

Além da apresentação teatral, a atividade contou com exposição de pinturas feitas pelos usuários do serviço, roda de conversa sobre a situação da saúde mental no país e o show do grupo Forró de Chá Preto, para encerrar a programação.

Serviço – Os Caps são serviços que atendem a pessoas com grave sofrimento psíquico ou o uso abusivo de álcool e outras drogas, buscando tratar as crises para que elas possam recuperar a autonomia e voltarem às suas atividades cotidianas. Nos Caps, os usuários não ficam internados e voltam para casa todos os dias.

No Caps Gutemberg Botelho são atendidos pacientes adultos com transtornos mentais graves e persistentes. Para ter acesso ao atendimento, a família ou o próprio paciente pode procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado por alguma Unidade deSaúde da Família (USF).

No centro, os pacientes recebem acompanhamento médico e psicológico, além de participar de oficinas, grupos terapêuticos, atividades esportivas e culturais que propiciam a integração em um ambiente social e cultural junto às famílias. O Caps Gutemberg Botelho está localizado na Avenida Minas Gerais, nº 409, no Bairro dos Estados. O serviço funciona 24 horas e o telefone de contato é: 3211-6700.