Prefeitura inicia campanha de conscientização e combate às infecções sexualmente transmissíveis
A Prefeitura Municipal de João Pessoa iniciou a programação das ações em alusão à campanha Dezembro Vermelho, com ações de prevenção e conscientização das infecções sexualmente transmissíveis (IST). A programação palestras, roda de diálogo com instituições de ensino e organizações sociais, e ações itinerantes, com oferta de serviços, testes rápidos e vacinação.
Na próxima quarta-feira (27), haverá apresentação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas Com Infecções Sexualmente Transmissíveis no Auditório de Fonoaudiologia da UFPB.
Nesta sexta-feira (22), os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram do 3º Seminário de Prevenção em IST/Aids para população LGBT+ de terreiro, na Casa de Cultura Iemanjá, no bairro nova Mangabeira.
“Durante todo o ano, em toda rede municipal de saúde temos trabalhado com orientações e promoção da saúde, além da distribuição de preservativos, que pode ser encontrado em todos os serviços, sobretudo, temos trabalhado também para fortalecer parcerias e levar os serviços itinerantes de saúde para à população, de forma inclusiva e dinâmica”, destacou Clarisse Pires, chefe da Seção de IST.
“Nessas ações trabalhamos também com exames para diagnósticos de Infecções Sexualmente Transmissíveis, as ISTs, compreendendo que a detecção do vírus impacta o início precoce do tratamento”, completou a coordenadora.
De acordo com Dell Felix, coordenador da Ong Iguais, o 3º Seminário traz um olhar diferente para o cuidar e destaca que o evento também faz parte da programação do Dia da Consciência Negra. “Tivemos a participação também de um profissional infectologista para dialogar sobre a importância do cuidado além dos profissionais parceiros, é onde entra Secretaria de Saúde, Ong Cordel Vida e Rede Gay Paraíba. A proposta é ampliar essa discussão para o cuidado e enfrentar a barreira do preconceito, orientar e levar informação sobre acessos aos serviços, direitos, diagnóstico e referências para tratamento”, explicou Dhell Feliz.
“Já estamos na terceira edição do evento ‘Axé e prevenção’, que é uma forma de trazer o SUS para dentro comunidades tradicionais de cultura Matrizes Africanas com intuito de trazer essa sensibilidade do cuidar, conhecer e prevenir para o povo de terreiro”, destacou Pai Geraldo, coordenador da Casa de Cultura Iemanjá. Nessas ações há espaços para tirar dúvidas, além das ações de imunização ofertados”, completou.
Serviço – A SMS oferece diariamente aos usuários o serviço de testagem rápida para HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis como Sífilis, e Hepatites B e C. Além das Unidades de Saúde da Família (USFs) de João Pessoa, serviço também é realizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que está localizado na Policlínica Municipal de Jaguaribe.
No Centro, antes de realizar o exame, o paciente é avaliado e recebe informações sobre a importância para medidas preventivas das doenças sexualmente transmissíveis. Em seguida, é coletada uma amostra sanguínea do paciente. O resultado do exame sai em 30 minutos.
A SMS desenvolve também ações de prevenção nas principais festas comemorativas da Capital, com distribuição de preservativo masculino e feminino, gel lubrificante íntimo, prestando informações e oferecendo a testagem rápida para DSTs. Também realiza atividades pontuais em escolas, com trabalhadores da construção civil, empresas públicas e privadas, entre outras.
Luta – No dia 1º de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a Aids pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 80, envolvendo os governos federal, estaduais e municipais e organizações sociais.
Programação:
27.11 – Apresentação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas Com Infecções Sexualmente Transmissíveis Local: UFPB-CCS-Auditório de Fonoaudiologia
Horário: Das 13h às 17h.
28.11 – Roda de Diálogo com as Instituições de Ensino Conveniadas e a Secretaria Municipal de Saúde João Pessoa – PB.
Local: Auditório da Escola Técnica de Saúde da UFPB
Horário: Das 13h às 17h.
29.11 – 1º Encontro Temático com a Equipe Técnica Do Projeto Vida Saudável: Fortalecendo a Rede de Cuidados ao HIV/Aids em João Pessoa-PB.
Local: Clube da Pessoa Idosa – Altiplano Cabo Branco.
Horário: 17h
30.11 – Ação Itinerante de Prevenção, Testagem e Vacinação.
Local: Praça Rio Branco – “Sabadinho Bom”.
Horário: Das 9h às 15h
1º.12 – Ação Itinerante de Prevenção, Testagem e Vacinação.
Local: Monumento Casa da Pólvora – Evento: Pólvora Cultural.
Horário: Das 16h às 22h
2.12 – Encontro com as cidadãs positivas: coração mente e corpo em sintonia com a saúde.
Local: SAE/CTA – João Pessoa – PB.
Horário: Das 08h às 12h.
3.12 – Dia “D” da Maternidade Cândida Vargas
Local: Instituto Cândido Vargas
Horário: das 8h às 14h
3.12 – Dia “D” do SAE/CTA
Local: Policlínica Municipal de Jaguaribe
Horário: 7h30min às 12h
4.12 – Apresentação da Campanha do ‘Dezembro Vermelho’: Conquistas e Desafios da Política de IST/AIDS.
Local: Auditório da Estação das Artes, Altiplano.
Horário: 14h
6.12 – Dia “D” Distrito II
Local: Feira Livre do Grotão
Horário: Manhã
Consultório na Rua.
3.12 – Ação Itinerante de Prevenção, Testagem e Local
Local: Secretaria Municipal de Saúde
Horário: Das 8h3 às 12h.