Secretaria Municipal de Saúde promove 3º Encontro das Residências do Distrito Sanitário V

Por Thibério Rodrigues - em 554

D R T .R J . 15855. Ivomar Gomes Pereira.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa promoveu, nesta terça-feira (26), o 3º Encontro das Residências do Distrito Sanitário V, com o objetivo de fortalecer a interação entre os profissionais das residências Médica e Multiprofissional. O evento aconteceu no auditório do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI).

Com o tema “Superando Desafios”, os residentes de cada unidade de saúde da família (USF) que faz parte dos programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde apresentaram estratégias de enfrentamentos às fragilidades encontradas dentro de seus cenários de prática. “Os profissionais apontaram fragilidades da residência e, dessas, escolheram uma que está dentro da governabilidade deles de resolver”, explicou Fabíola Moreira, diretora geral do Distrito Sanitário V.

Dentro da programação do Encontro, aconteceu também o 1º Seminário de Preceptoria em Saúde, que contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio; o tutor da Residência Médica, Felipe Proenço; e a tutora da Residência Multiprofissional, Lucineide Braga. Eles discutiram sobre a importância dos preceptores no Sistema Único de Saúde (SUS) em favorecer o ensino-aprendizagem dentro dos serviços de saúde.

D R T .R J . 15855. Ivomar Gomes Pereira.

“Os residentes, assim como seus preceptores, têm uma importante contribuição na Atenção Primária, pois uma grande parcela dos profissionais das equipes de saúde da família é composta por residentes. Então, essa relação do ambiente prático com o ambiente acadêmico é necessária, porque a formação de um profissional de saúde não pode estar restrita à universidade”, afirmou Adalberto Fulgêncio, secretário municipal de Saúde.

No Distrito Sanitário V fazem parte dos programas de Residência Médica e Multiprofissional as unidades Timbó I, Timbó II, Torre Integrada, Castelo Branco III, Bessa e São José. As residências médica e multiprofissional, assim como estágios, pesquisas e visitas técnicas na Rede Municipal de Saúde são coordenadas pela Gerência da Educação na Saúde da SMS, através do projeto Rede Escola.

O projeto estabelece parcerias na construção e efetivação da aprendizagem pelo trabalho na rede de serviços, favorecendo a melhoria da qualidade e humanização do atendimento prestado à população. A residência multiprofissional inclui as áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e psicologia.