Prefeitura alerta para notícias falsas sobre coronavírus e orienta população a buscar informações oficiais

Por Rômulo Teodorico e Dayana Nóbrega - em 645

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) alerta a população sobre as notícias falsas que estão circulando em aplicativos de celular e em perfis na internet sobre o novo coronavírus. A PMJP orienta a busca de informações sobre Covid-19 exclusivamente nos canais oficiais, evitando a propagação de fake news, que prejudicam os órgãos oficiais, que deixam de se concentrar no combate do vírus para desmentir mentiras criadas na internet.

As fake news que circulam pelas redes sociais prejudicam a luta contra o covid-19. A população vive em questionamento no que se deve ou não acreditar. Quem repassa esse tipo de informação deve estar ciente que compartilhar informações pode ensejar responsabilização cível ou condenação criminal.

“As fake news são contradições da tecnologia, elas dão rapidez à informação, porém, disseminam mentiras. Podem ser consideradas também um vírus, o vírus da maldade. A recomendação é sempre pesquisar a fonte de onde vem a notícia”, comentou o secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio.

O gerente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Daniel de Araújo, informou que quando as pessoas compartilham noticiais falsas podem gerar pânico desnecessário na população. “Estamos em um período muito delicado, chego até dizer que pela primeira vez estamos enfrentando uma epidemia em períodos de redes sociais, então precisamos de muita responsabilidade, evitando ao máximo compartilhar sem antes averiguar nas fontes oficiais”, disse.

Na página da Prefeitura Municipal (http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br/) é possível encontrar as informações oficiais das ações da gestão Municipal. Já nas redes sociais (Instagram e Twitter – @prefjoaopessoa; Facebook @prefeituradejoaopessoa) a população pode conferir informações sobre o coronavírus, os sintomas e formas de prevenção. Outra maneira de a população entrar em contato para buscar informações sobre o coronavírus é pela Central de Orientação, no telefone 3218-9214.

Denúncia – A PMJP busca também garantir que os decretos e orientações sejam seguidos e a população pode contribuir com isso, fazendo denúncias em caso de um bar e restaurante aberto, ou até uma festa acontecendo. A reclamação pode ser feita para a Ouvidoria da Saúde, pelo telefone 160.