Prefeitura de João Pessoa vacina idosos que precisam de atendimento em casa e segue com três pontos de Drive Thru abertos nesta segunda-feira
Aproximadamente 90% do público-alvo já foi imunizado; meta é vacinar cerca de 5 mil idosos acamados e domiciliados
Depois de vacinar aproximadamente 90% do público-alvo, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) retoma, nesta segunda-feira (06), a campanha de imunização contra a influenza. Nesta etapa, será priorizado o atendimento às pessoas acamadas e domiciliadas acima de 60 anos, numa grande mobilização das equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e das Unidades de Saúde da Família (USFs) para realizar a vacinação em casa. Idosos e profissionais de saúde que ainda não se vacinaram poderão buscar atendimento nos três pontos de ‘Drive Thru’, no Parque da Bica e nos Shoppings Manaíra e Mangabeira.
A meta é vacinar mais de 5 mil idosos acamados e domiciliados que estão cadastrados na atenção básica da rede municipal de saúde. Já foram imunizadas 1.412 pessoas nesta condição, junto com moradores de abrigos de longa permanência. Nesta fase de imunização, trabalhadores da saúde e pessoas acima de 60 anos serão atendidos nos pontos de drive thru (8h às 12h e das 13h às 16h). Não será montada a estrutura nos ginásios escolares. Os trabalhadores de saúde também podem se vacinar no Centro Municipal de Imunização (antigo Lactário da Torre).
“Em poucos dias, João Pessoa bateu recorde de vacinação. Como quase 90% do público prioritário já foi atendido, vamos seguir com o atendimento pontual para quem ainda não se imunizou e priorizar aqueles pacientes que precisam receber a vacina em casa”, explicou Fernando Virgolino, chefe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde. Ele acrescentou também que nestas segunda e terça-feira, a SMS conclui a vacinação de trabalhadores da rede hospitalar, o que inclui hospitais, UPAs e Samu.
Drive Thru– O atendimento é feito dentro do veículo, reduzindo o contato entre as pessoas e a disseminação do novo coronavírus. Serão atendidos idosos e trabalhadores da saúde, estes últimos precisam comprovar o vínculo através do contracheque, declaração do local de trabalho ou registro do conselho profissional. Agentes de mobilidade fazem a organização do fluxo de veículos e os profissionais de saúde, devidamente equipados com insumos de proteção, fazem a imunização.
Vacina em casa – Os idosos acamados serão imunizados em sua residência, mediante agendamento prévio de seus familiares em cada Unidade de Saúde da Família de referência. Uma força-tarefa será montada para atender a todas as pessoas nesta condição. O agendamento também pode ser realizado pelo telefone 3214-7149.