Defesa Civil trabalha para minimizar pontos de alagamento no São José

Por Dayana Nóbrega - em 690

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta para chuvas com risco de nível alto em João Pessoa para a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, nesta sexta-feira (15). O grande volume de chuva provocou algumas ocorrências na cidade de João Pessoa, como pontos de alagamentos no bairro São José e o deslizamento de uma barreira no Baixo Roger. A equipe da Defesa Civil já está adotando medidas cabíveis.

“Estamos transportando uma máquina para dentro do bairro São José, para realizar a limpeza do rio, diminuindo os pontos de alagamentos,” relatou o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela. Quanto ao deslizamento, não houve vítimas, a Defesa Civil colocou uma lona plástica sobre a barreira. Uma casa teve o muro danificado, que será reconstruído de maneira reforçada.

A previsão meteorológica indica que durante todo o dia haverá continuidade das chuvas na Capital, com intensidade fraca a moderada. O ponto de maior volume de chuva registrado até o momento na cidade de João Pessoa pelo Cemaden, foi no bairro de Tambauzinho, com 116 mm.

No período das chuvas, podem acontecer enchentes, devido ao aumento do volume de água nos rios, deslizamento de barreiras, quedas de árvores, entre outros desastres. Para evitar as situações, a Prefeitura Municipal de João Pessoa realiza um trabalho preventivo a longo prazo, com limpeza de rios, galerias, poda de árvores, além do remanejamento de famílias que estão em áreas de risco para condomínios residenciais, a exemplo do Residencial Saturnino de Brito.

“Quando acontece alguma ocorrência, primeiro a Defesa Civil é acionada para analisar a situação e dependendo da necessidade convocamos equipes de outras secretarias’’, comentou Noé Estrela. A Defesa Civil procura atender todas as demandas solicitadas, disponibilizando sua equipe de plantão e o número 0800-285-9020 para qualquer necessidade da população.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) também fica alerta em caso de chuva intensa. Se um condutor precisar acionar os agentes para semáforos apagados ou ruas intransitáveis por alagamentos, é só ligar para o Centro Operacional de Trânsito e Transportes (COTT). Os telefones são 3218-9420 ou 98760-2134 (whatsapp)

João Pessoa em Ação – O programa tem como finalidade realizar serviços na rede de drenagem, poda em árvores de grande porte, além da limpeza nas vias, para evitar acúmulo de lixo e areia na linha d’água, de modo que não comprometa as galerias pluviais. Ao longo desses anos, o programa João Pessoa em Ação conseguiu, inclusive, tirar do mapa de risco pontos considerados críticos da cidade, com históricos de alagamentos e deslizamentos.

Também fazem parte do programa as Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes), e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), com o desenvolvimento de ações integradas, diariamente, em vários pontos da cidade para coibir os efeitos das chuvas e evitar transtornos para a população.