‘Projeto Sim’ apresenta sistema que promove otimização de processos na Sedec
A equipe do projeto ‘Sistema de Informação Municipal (SIM)’ apresentou, na manhã desta quarta-feira (13), o novo sistema de gestão e acompanhamento de processos internos e externos da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa. O objetivo da iniciativa é promover a otimização dos processos, facilitando a vida de usuários e servidores públicos. O encontro aconteceu no gabinete da Secretaria de Educação, no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.
De acordo com a secretária de Educação, Ariane Sá, o projeto agradou a equipe e se encaixou nas necessidades dos processos da Sedec. “Uma coisa maravilhosa que o novo sistema propõe é fazer com que os processos sejam eletrônicos, que não haja estrago de papel. Estamos promovendo o equilíbrio do meio ambiente, além da melhoria dos serviços”, ressaltou.
Sistema – A apresentação, feita pelo diretor de Desenvolvimento da Unidade de Tecnologia da Informação da Prefeitura (UMTI/PMJP), Ricardo Roberto, é parte de plano de implantação do sistema do Projeto SIM.
A equipe de implantação do SIM percorre cada Secretaria e órgãos correlacionados, fazendo o levantamento da situação dos processos e, identificadas às necessidades junto aos servidores, promovem as devidas melhorias.
Para o secretário adjunto da Sedec, Genildo lucena, o sistema ajudará no acompanhamento online dos processos, facilitando a vida do usuário e do servidor público. “O solicitante não precisa mais se deslocar para fazer o acompanhamento de seus processos. Isso economiza o tempo e a perda de foco do servidor, que muitas vezes tem outras tantas atribuições”, frisou.
Fácil acesso – Para Fabrício Feitosa, diretor de Tecnologia da Informação da Sedec, o novo sistema coloca todas as informações geradas pela secretaria em um só lugar. “É bom saber que teremos tudo em um mesmo lugar, tanto os dados que já foram gerados, além dos que já estão arquivados, como as novas demandas. Isso facilita o acesso de dados e pesquisa. Nosso trabalho é facilitado e mais seguro”, destacou.
Metas alcançadas – Atualmente já foram implementados o sistema de protocolo nas Secretarias de Planejamento (Seplan), Receita Municipal, Transparência (Setransp) e Educação (Sedec), além da Diretoria de Geoprocessamento e Procon Municipal. As Secretarias de Esporte, Juventude e Recreação (Sejer), Mobilidade Urbana (Semob), Trabalho e Renda, além da Saúde (SMS), já estão em fase de implantação.
Presenças – O encontro contou com a presença também da equipe de Recursos Humanos e Tecnologia da Sedec; do analista de Sistema de Implantação do Projeto SIM, Jorge Veras e do gerente de Implantação, Rodrigo Pita.