Prefeitura entrega Unidade de Saúde da Família a moradores do Bessa

Por - em 3178

Nesta sexta-feira (14), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) inaugurou mais uma Unidade de Saúde da Família (USF) na Capital. Desta vez, o bairro beneficiado foi o Bessa. No local, serão atendidas cerca de quatro mil pessoas com serviços de atenção básica de saúde, que vão desde consultas médicas e odontológicas até a vacinação e curativos. A nova unidade se localiza na Rua Vicente Ielp, nas proximidades da praça do Caju.

A USF atenderá aos moradores das comunidades São Luiz, São Mateus e São Gabriel, além dos bairros do Bessa, Jardim Oceania e Aeroclube. Durante a entrega, o prefeito Luciano Agra destacou a importância da unidade para a região. “A partir de agora, todos serão beneficiados com serviços de atenção básica qualificada”, disse.

A nova estrutura foi projetada com salas de curativo equipadas e salas de observação com verificação de sinais vitais, bem como serão fornecidos exames de citologia, nebulização, atividades coletivas de educação em saúde, atividades de promoção e prevenção da saúde, visitas domiciliares, marcação de consultas e exames on-line, vacinação, raios-x odontológicos e farmácia.

Observando atentamente a estrutura e os equipamentos da nova USF, a dona de casa e mãe de três filhos Geane de Oliveira falou sobre a importância de ter um serviço de saúde próximo de sua casa. “Ficou muito boa a estrutura da USF. Com essa estrutura moderna, a população ganha mais saúde e mais dignidade. Pra mim, ficou ainda melhor, pois a USF fica ao lado da creche do meu filho e perto da minha casa” disse.

Investimento – O valor total para a construção foi de R$ 600 mil – desses, R$ 290 mil foram investidos em equipamentos para a unidade. Na USF, serão oferecidas consultas médicas, de enfermagem e odontológicas.

Segundo Roseana Meira, secretária municipal de Saúde, desde 2005 toda a rede de saúde está sendo estruturada com a finalidade de qualificar o cuidado com os usuários, por meio da ampliação as ações da Atenção Básica. “Até dezembro, a prefeitura pretende entregar outras oito unidades, totalizando 21 equipes de PSF. O objetivo é garantir o direito de todos a um serviço de saúde qualificado e completo”, enfatizou.

Atualmente, a SMS oferece 180 equipes de Saúde da Família, distribuídos em 111 prédios, com 1.385 agentes de saúde.