PMJP inaugura sede do Programa de Aquisição de Alimentos nesta quinta

Por - em 522

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), inaugura nesta quinta-feira (20), às 16h, o prédio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra Direta Local da Agricultura Familiar (CDLAF). A nova sede fica localizada na Rua Engenheiro Leonardo Arcoverde, 250, em Jaguaribe, e funciona diariamente, das 8h às 17h.

O programa, que é uma parceria da PMJP com o Governo Federal – por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome –, teve início em 2010 e hoje beneficia 477 famílias. Nesse grupo, estão inseridas famílias que fazem parte do Cinturão Verde, uma das linhas de crédito do Programa de Apoio aos Pequenos Negócios de João Pessoa (Empreender-JP).

Ana Patrícia, diretora do PAA, explicou que o funcionamento do local atende uma dinâmica especial, na qual ocorre a compra direta dos produtos aos agricultores familiares e a distribuição por meio do Banco de Alimentos. “Atualmente, o programa atende 133 instituições, devidamente cadastradas na unidade”, afirmou. Além de agricultores de João Pessoa, foram incluídas no Programa as cidades de Caaporã, Pitimbu, Pedras de Fogo e Alhandra.

Capacitação – A profissionalização dos agricultores também tem sido uma preocupação da Prefeitura de João Pessoa. Em função disso, o governo municipal, por meio do PAA, firmou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a fim de capacitar e profissionalizar os trabalhadores rurais incluídos no processo. São cursos voltados para conservas, compotas, frutos cristalizados e desidratados de alimentos.

De acordo com informações da diretora do PAA, o convênio do programa será encerrado no mês de março de 2013. Mas continuará em execução a partir da adoção de uma nova modalidade, por meio da assinatura de um Termo de Adesão que terá validade de cinco anos. “Esse novo formato garante ao agricultor familiar a permanência por mais 10 anos no PAA”, disse Ana Patrícia.

Reconhecimento – No final de 2011, o Programa foi premiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome por realizar uma das melhores execuções em todo o país. Devido a essa atuação, o número de beneficiados pulou de 239 para 377.