Crianças e adolescentes atendidos pelo Peti lançam livro nesta quarta

Por - em 313

Crianças e adolescentes atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), fazem o lançamento livro “Ensaios Poéticos” nesta quarta-feira (17), às 17h, na Academia Paraibana de Letras (APL), Centro.

O livro é o resultado de oficinas de linguagem do Projeto de Educação pela Cultura, desenvolvido pelo Núcleo Centro Livre Meninada I, sob a direção da educadora Catarina Arruda, atual coordenadora do Peti na Capital. Após a solenidade de lançamento, os 15 autores mirins responsáveis pela elaboração do livro farão um momento de autógrafos com os presentes.  O projeto tem como proposta o incentivo à leitura, à escrita e à produção de textos, estórias, músicas e literatura de cordel.

Para a realização do projeto, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), responsável pelo Peti, contou com a parceria do Instituto Alpargatas, empresa que apoia as ações sociais desenvolvidas pela secretaria em favor de crianças e adolescentes.

Catarina Arruda explica que “Ensaios Poéticos”, é uma experiência pedagógica e criativa que se incorpora à construção de uma estratégia transversal para incentivar a leitura. “Essa iniciativa reflete o compromisso do programa com um processo contínuo de melhoria da educação, favorecendo o pensamento criativo e reflexivo e possibilitando a formação de sujeitos produtores de história e cultura” definiu. O trabalho, segundo ela, é fruto do comprometimento e da dedicação da equipe de educadores do Peti/JP.

Parceria – O diretor Executivo do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo, considerou o projeto como uma iniciativa que fortalece a educação e o convívio social das crianças. “Ele desperta para um protagonismo que poderá não mudar o passado, mas certamente reescreverá o presente e transformará o futuro dessas crianças”, destacou.

Segundo Berivaldo, são iniciativas como estas, apoiadas pelo Instituto Alpargatas, que mobilizam potencialidades e intensificam a coragem dessas crianças e adolescentes para construírem um mundo melhor, conscientes de seus direitos e comprometidos com seus deveres.