Crianças do Crei Júlia Ramos apresentam peça teatral ‘A cigarra e a formiga’

Por - em 650

As crianças do Centro de Referência de Educação Infantil (Crei) Júlia Ramos, localizado no bairro da Torre, apresentam nesta quarta-feira (14), às 9h, a fábula “A Cigarra e a Formiga”. A apresentação faz parte das atividades desenvolvidas pelo projeto “Cordel na sala de aula”, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, executado pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

A peça é uma fábula cuja ética prega o valor do trabalho. “O objetivo é mostrar a importância da literatura de cordel na educação infantil e, acima de tudo, incentivar as descobertas por meio dos livros”, disse a coordenadora do projeto, Laura Maurício.

As crianças primeiramente participam de uma roda de história paras conhecer a fábula. Depois, essa fábula é contada em verso ou cantada. Aí, tem as adivinhas em cordel, quando a professora lê e a meninada responde em verso. Por fim, há o teatro de cordel, quando algumas crianças dramatizam a história. O Crei Júlia Ramos atende a 100 crianças de 2 a 5 anos de idade.

Cordel na sala de aula – O projeto é realizado desde 2007, em 35 escolas da rede municipal de ensino, abrangendo o Ensino Fundamental I e II e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo da ação é incentivar o hábito de leitura do cordel dentro das atividades transdisciplinares de cada escola, fazendo uso desse gênero literário como instrumento pedagógico, principalmente por ser um identificador da cultura nordestina.