Obras da Vila Olímpica estão em fase final de acabamento

Por - em 700

As obras do Centro de Treinamento Esportivo (Vila Olímpica), no bairro Valentina Figueiredo, estão em fase de final de acabamento. A previsão é que o local seja inaugurado ainda neste ano, segundo o secretário adjunto da Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Joaquim Almeida. “O equipamento já está 95% concluído”, afirmou.

A Vila Olímpica terá como foco os esportes olímpicos, com espaço para a prática de todas as modalidades de atletismo e estrutura para a realização de competições nacionais e internacionais. Construído em uma área de 12 mil metros quadrados, o local tem pista de atletismo com padrão internacional e piso sintético, campo de futebol, vestiários, sala de fisioterapia e de musculação, sala de imprensa e arquibancada para 1,2 mil pessoas.

Segundo o secretário de Esportes do município, Thiago Pacheco, João Pessoa contará com um equipamento de ponta. “O centro vai funcionar voltado para o incentivo à prática do atletismo. A ideia é descobrirmos novos talentos do esporte”, disse. Ele acrescentou que o local também será importante para o crescimento e o desenvolvimento da cidade, já que tem a capacidade de sediar competições nacionais e internacionais.

A obra está orçada em R$ 5,2 milhões, com recursos da PMJP e a parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério dos Esportes, em convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF).

Benefícios – Para Pedro de Almeida, professor de educação física e coordenador de um projeto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que tem como finalidade a descoberta e a formação de novos talentos no atletismo, a Vila Olímpica possibilitará o desenvolvimento de um trabalho diferenciado com os jovens atletas. “Com as políticas públicas de incentivo certas, poderemos capacitar as crianças que estão na escola para terem alto rendimento”, disse.

Segundo ele, é necessário investir no suporte e assistência para oportunizar as crianças o contato com o esporte e a correta aplicação das técnicas. “Tem que sacudir essa meninada para praticar atletismo. Ali mesmo, nos arredores, tem uma comunidade imensa. Eu não tenho dúvidas de que surgirão novos talentos”, disse.

Jovem Talento – Alexandre Nascimento, 15 anos, é aluno da rede municipal de ensino e um dos jovens e promissores atletas paraibanos, descoberto há pouco tempo pelo professor Pedro quando disputava o Campeonato Paraibano Mirim de Atletismo. “Quando correu, eu logo vi que ele tinha o perfil para lançamento de dardos”, contou o professor.

Sem treinar, sem nunca ter arremessado um dardo na vida e sem noção alguma da técnica utilizada nessa modalidade esportiva, Alexandre terminou em quarto lugar geral na classificação. “Não tenho dúvidas de que, no próximo ano, esse garoto será primeiro lugar”, acrescentou.

Os olhos Alexandre de brilham quando veem oportunidades de futuro por meio do esporte. “Minha família é muito humilde, mas minha mãe é a minha maior incentivadora. Quero treinar bastante para ter um futuro promissor. Acredito que a inauguração da Vila Olímpica trará novas oportunidades de treinamento e aperfeiçoamento para todos nós”, disse.