Banda Marcial da PMJP representa Nordeste em campeonato nacional

Por - em 611

A banda marcial da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec) embarcou, nesta quarta-feira (21), para a cidade de Presidente Prudente, São Paulo, onde participa do Campeonato Nacional de Bandas Marciais, neste final de semana. Como única representante do Nordeste, a banda vai concorrer na categoria sênior e disputar o título com sete outras bandas, do Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) custeou a viagem da equipe, que busca, além de medalhas e troféu, o reconhecimento nacional do trabalho realizado nas unidades de ensino – já que João Pessoa é a única capital do país que tem bandas marciais e oferece educação musical em 100% das escolas municipais. “Vamos apresentar o repertório que utilizamos com o nosso alunado. Ensaiamos muito, pois queremos mostrar ao Brasil a valorização do ensino da música para o desenvolvimento e o aprendizado educacional”, destacou o coordenador de banda, música e banda da Sedec, Júlio Ruffo.

História – Criada em agosto de 2009 – e, deste então, sob a regência do bacharel em música Widmark Valério e do coreógrafo Sérgio Noronha, a banda é composta por 76 componentes, sendo 50 no corpo musical, 23 na linha de frente, um no corpo coreográfico, um mor e uma baliza, além do maestro e de 12 integrantes no apoio.

Formada por professores e instrutores de música e dança das bandas marciais das escolas municipais, o grupo toca e se apresenta em campeonatos, desfiles cívicos, inaugurações e teatros.

Dia do Músico – Celebrado no dia 22 de novembro, a data é comemorada pela PMJP, referência no país, por desenvolver um trabalho educativo e pedagógico em toda a rede, incluindo os Centros de Referência em Educação Infantil (Creis).

“A educação musical melhora muito o desempenho do alunado na escola. Ajuda a disciplinar e a criar uma rotina de estudo. Do ponto de vista estético, abre os horizontes para outras sensibilidades. Enfim, muda o ambiente escolar e promove a integração”, destacou o gestor da Educação, Luiz Sousa Júnior.