Centros especializados oferecem serviços de referência à população

Por - em 2125

Criar e manter centros especializados em saúde, educação e serviços tem sido uma das metas da atual gestão municipal. Nesses locais, o bom atendimento e a constante implantação de processos de melhoramento é uma rotina.

Os Centros de Referência da Educação Infantil (Creis) estão inseridos nesse contexto. Atualmente, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) conta com 43 centros. Juntos, eles atendem 4.641 crianças de 0 a 5 anos. Nos Creis, os pequenos têm acesso a jardins, espaços de leitura e recreação, circuito psicomotor, sala de aula, sala de descanso, refeitório, banheiros e cozinha.

Todos funcionam em horário integral, das 7h às 17h, e servem de apoio às famílias que não têm onde deixar os filhos. Servem também como forma de introduzir as crianças na vida escolar desde cedo. A rotina delas é acompanhada por uma equipe multiprofissional, composta de pedagogos, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais, seguindo o padrão dos referenciais curriculares nacionais de ensino e as propostas da rede municipal.

Saúde – Já em matéria de saúde, um dos destaques vai para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Com quatro unidades em João Pessoa, CEOs já realizaram mais de 25 mil atendimentos, de acordo com levantamento da Secretária Municipal de Saúde (SMS).

Instituído nacionalmente pelo Programa Brasil Sorridente, do Governo Federal, e com a parceria dos municípios, o CEO atende usuários encaminhados dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto do Programa Saúde da Família (PSF) quanto das Unidades Básicas de Saúde e de escolas que possuem atendimento básico odontológico.

Nas unidades mantidas pela PMJP, o usuário dispõe de especialidades como periodontia (tratamento de gengiva e anexos), endodontia (tratamento de canal), cirurgia bucal menor, diagnóstico bucal, atendimento a pacientes especiais, radiologia bucal e odontopediatria, além do serviço de prótese dentária, além do atendimento 24h diariamente feito exclusivamente no CEO Torre.

Caps – Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são outro diferencial na área de saúde. Oferecendo oportunidade de tratamento especializado para que pessoas com transtornos mentais ou com vícios em álcool e outras drogas tenham uma vida mais digna, livre e independente, longe dos hospitais psiquiátricos, é um dos principais objetivos dos Caps. Em João Pessoa, a PMJP mantém quatro unidades de tratamento, sendo duas específicas para transtornos mentais, uma para tratar vícios em álcool e outras drogas e uma para o atendimento infanto-juvenil.

O município também conta com o Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasmen), para pacientes que necessitam de atendimentos urgenciais, no Hospital Trauminha, em Mangabeira. Cada Centro tem a capacidade de atender em média 500 pessoas. Nos locais que funcionam 24h, existem leitos de acolhimento noturno, mas não é uma internação no sentido hospitalar. Os pacientes podem ficar até sentir que estão melhores para retomar as atividades do cotidiano.

No Caps Infanto-Juvenil, as demandas são tanto de transtornos mentais como de vícios em álcool e outras drogas. O lugar atende crianças e adolescentes de 3 a 17 anos. O atendimento é realizado como nos outros centros, porém, com atividades mais lúdicas, com o objetivo de envolver as crianças no que elas mais gostam de fazer.

Serviço:

Centros de Referência da Educação Infantil

Atende crianças de 0 a 5 anos

Pré-quesito – Não há

Atendidos – 46.641 crianças

Números de Creis – 43

Centros de Especialidades Odontológicas

Total de unidades – 4

Pré-requesito – ser encaminhado pelo PSF, com exceção dos casos de urgência.

Atendimentos oferecidos: periodontia (tratamento de gengiva e anexos), endodontia (tratamento de canal), cirurgia bucal menor, diagnóstico bucal, atendimento a pacientes especiais, radiologia bucal e odontopediatria, e prótese dentária.

Os CEOs de Jaguaribe, Mangabeira e Cristo funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Endereços:

CEO Torre (24h) – Avenida Rui Barbosa, s/n (antigo prédio do Lactário). Fone: 3214-7948 ou 3224-7457;

CEO Jaguaribe – Avenida Alberto de Brito, s/n, instalações do Cais. Fone: 3218-5491;

CEO Cristo – Rua Olívia de Almeida Guerra, s/n, instalações do Cais. Fone: 3214-2621 ou 3214-2622;

CEO Mangabeira – Rua Romário C. de Moraes, s/n, instalações do Cais. Fone: 3239-5600

 

Centros de Atenção Psicossocial  

Caps Caminhar (transtornos mentais)

Endereço: Rua Paulino Santos Coelho, s/n, Jardim Cidade Universitária.

Telefone: 3218-7008/ 5914

Horário de atendimento: 24h

Caps Gutemberg Botelho (transtornos mentais)

Endereço: Rua Arquiteto Hermenegildo Di Lascio, nº 64, Tambauzinho.

Telefone: 3211-6700

Horário de Atendimento: 24h0

Caps AD (álcool e outras drogas)

Endereço: Rua José Soares, s/n, Rangel.

Telefone: 3218-5244

Horário de Atendimento: 24h

Caps Infanto-Juvenil Cirandar (transtornos mentais e álcool e outras drogas)

Endereço: Rua Gouveia Nóbrega, s/n, Róger.

Telefone: 3214-6079

Hora de Atendimento: 8h 12h e 13h às 17h

Pasmen (Trauminha Mangabeira)

Endereço: Rua Agente. Fiscal José Costa Duarte, s/n, Mangabeira II.

Telefone: 3218-9727/ 3214-1980/3214-1981