Alunos da rede municipal são premiados nas Olimpíadas de Matemática

Por - em 568

Pelo quarto ano consecutivo, a Rede Municipal de Ensino de João Pessoa tem um aluno entre os vencedores das Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O aluno Arthur Arandas Ramos Diniz, do Ensino Fundamental II da Escola Vírgínius da Gama e Melo, de 14 anos, ficou em terceiro lugar, repetindo a colocação do ano passado. O resultado da 8ª edição das Olimpíadas, realizada em setembro de 2012, foi divulgado este mês.

“No próximo ano irei participar novamente das olimpíadas e irei me esforçar ao máximo, como venho me esforçando todos os anos, para trazer uma medalha de ouro”, disse Arthur. Além de Arthur, a escola Vírgínius da Gama e Melo teve três alunos que foram premiados com menção honrosa: Jailton Pereira Barbosa, João Lucas Medeiros Araujo e Mylena da Costa Santos. Ao todo a rede municipal de João Pessoa teve 43 alunos premiados por menção honrosa.

Dentro desses quatro anos consecutivos os alunos medalhistas passaram pelo ensinamento do professor de matemática Carlos Henrique Santos Morais. “Conseguimos mais uma vez uma medalha. Eu não canso de estimular, de incentivar, meus alunos a participarem de um evento tão importante como esse”, ressaltou o professor Morais.

Para o secretário de Educação e Cultura, Luiz Sousa Junior, o resultado é reflexo do trabalho desenvolvido nas escolas. “Isso mostra que o trabalho, o ensino, que nós oferecemos nas escolas aos alunos tem qualidade”.

Os alunos premiados com medalha têm direito a uma bolsa do Governo Federal durante um ano e participam do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC) que é promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Olimpíada – A 8ª OBMEP foi realizada em setembro de 2012 e participaram cerca de 20 milhões de alunos das escolas públicas do Brasil, entre eles alunos do exército, marinha e aeronáutica.